Secretaria de Obras troca tubulação na 7 de Setembro
A Secretaria de Obras está trocando a tubulação do esgoto pluvial do lado direito da avenida Sete de Setembro, entre a avenida Brasil e a rua Moron, que há tempos vinha causando transtornos aos pedestres, moradores e comerciantes ali estabelecidos. Segundo o secretário de Obras, Décio Ramos de Lima, os moradores e comerciantes daquele trecho, vinham reclamando há tempos dos constantes alagamentos, especialmente nos estabelecimentos comerciais localizados próximos a parada de ônibus. Além das lojas e residências, nos dias de maior incidência de chuva, a água acumulada invadia a calçada causando transtornos aos pedestres.
O secretário explica que o problema ocorria porque a tubulação ali existente era de pequeno porte – tubos de 30 centímetros de diâmetro -, que estava completamente entupida devido ao acúmulo de sujeira. Além disso, segundo Décio Ramos de Lima, a declividade no local era muito pequena e a água era levada para o outro lado da avenida, através de uma tubulação transversal, dificultando o escoamento. Com isso, aliado ao acúmulo de sujeira, ocorriam os alagamentos. Agora com as obras, o problema será solucionado. O secretário Décio Ramos de Lima disse que os tubos antigos de 30 centímetros estão sendo substituídos por de diâmetro maior – 40 centímetros – para dar melhor vazão a água. Serão substituídos 100 tubos. Além disso, a canalização será toda feita pela direita para dar um caimento adequado e, conseqüentemente, melhorando a vazão da água.
O secretário Décio Ramos de Lima disse que ficou impressionado com a quantidade de lixo acumulado dentro da tubulação e das bocas de lobo. Por isso, ele pede a colaboração da população para que evitem jogar lixo no chão e nas bocas de lobo, pois fatalmente os detritos vão acabar dentro da tubulação e, posteriormente, causando o seu entupimento. A previsão da Secretária de Obras é de que os trabalhos estejam concluídos até o final desta semana.
Nova tubulação para escoamento da chuva
Foto: Gilmar Fernandes