Administração entrega mais de 18 mil m² de Pavimentação

Administração entrega mais de 18 mil m² de Pavimentação

O prefeito municipal de Passo Fundo, Airton Dipp, e o secretário municipal de Obras e Viação, Décio Ramos de Lima, tiraram a tarde da sexta-feira, 15, para visitar as obras concluídas e que estão em andamento, com ênfase para as relacionadas com canalização e asfaltamento. As duas primeiras grandes obras são as do Bairro Petrópolis e do Loteamento Coronel Massot (Brigada Militar), num total de 18 mil m² de pavimentação – 8 mil no Bairro Petrópolis -.

“São obras iniciadas com toda a infra-estrutura necessária, que vão desde canalização da rua, passando pela base, e, posteriormente, o asfaltamento – asfalto quente -, e construção de meio-fios. Se está trabalhando com o dinheiro público. Portanto, é necessário que se faça as obras com qualidade, para que durem e atendam as reais necessidades da população por um longo tempo”, destaca Lima.

No Bairro Petrópolis, a pavimentação se iniciou na rua Gaspar Martins, se estendendo até a rua Itaí, circundando toda a área do Cemitério, e seguindo por cerca de mais de 8 quadras ligando o bairro ao Parque Farroupilha.

“As obras estão atendendo uma outra reivindicação antiga da população, que é a pavimentação da rua principal dos cemitérios. Isto, quando da obra no Bairro Petrópolis, já foi feito no cemitério, para quando da necessidade um veículo possa ter acesso ao seu interior, o que, em momentos de dor, pode significar um conforto a mais para a população”, raciocina o secretário municipal de Obras.

Ambas as obras estão concluídas, e deverão ser entregues à população, oficialmente, dentro das comemorações da Semana do Município, em agosto deste ano.

Clarão/Maior Obra

Após visitar as obras de pavimentação, Dipp e Décio Lima, acompanhados do topógrafo Abrelino de Mello, estiveram em visita ao britador e Usina de Asfalto da Prefeitura Municipal, à Fábrica de Tubos e pré-moldados, e na Vila Luiza, onde está sendo construída aquela que é considerada, até então, a maior obra da Administração Municipal, que são as galerias daquela vila.

“Nós começamos as obras de pavimentação por volta de final de abril, início de maio deste ano. E elas estão praticamente concluídas. As galerias da Vila Luiza, que são uma reivindicação antiga da população, que sem elas ainda passam por um grande sofrimento, principalmente nos dias de muita chuva, exatamente pelas enchentes, nós iniciamos há cerca de 15 dias. Isto só foi possível graças, primeiro, ao empenho dos funcionários da Secretaria, e porque se viu um clarão nas oficinas da Prefeitura. Hoje, nós estamos com cerca de 80 por cento dos nosso equipamentos recuperados”, comemora Décio Lima.

O secretário dá como pontos fundamentais para a realização das obras que vêm de encontro às necessidades e anseios da população, o tripé: empenho dos cerca de 200 funcionários da SMOV., trabalho das oficinas e da fábrica de Tubos e pré-moldados e Usina Asfáltica, “sem os quais, pois não temos nenhum recurso, como outras Administrações tiveram – PIMES é um exemplo -, não seriam possíveis tais realizações, uma vez que os custos seriam muito mais caros, e teriam, como o que já ocorre hoje, que sair na sua totalidade dos cofres da Prefeitura Municipal”, define Lima.

“Pretendemos em mais 90 dias concluirmos esta importante obra de canalização da Vila Luiza. Da mesma forma, a canalização e asfaltamento, especialmente em linhas de ônibus, como é o caso dos Bairros Farroupilha e Petrópolis e no Loteamento da Brigada Militar, e o início das obras, com canalização, para depois se colocar a pavimentação, na Santa Marta. Hoje nós estivemos vistoriando estas obras, e não só as que estão sendo realizadas, mas também a nossa parte industrial, como pedreira e Usina de Asfalto, e a indústria de tubos, na Vila Annes. Podemos verificar que as obras estão transcorrendo de forma gradativa, dentro de um cronograma razoável, em função das dificuldades financeiras que encontramos. Mas estamos satisfeitos porque estamos cumprindo, já no primeiro ano, importantes obras para o Município”, relata o prefeito Dipp.

“Moro aqui há 39 anos, e pensei que ia morrer sem ver estas ruas asfaltadas. Ainda bem que o prefeito cumpriu o que disse, e asfaltou estas ruas”, comemorou, junto ao prefeito, a moradora do Bairro Petrópolis, Laura Alves de Castro.


Moradores fizeram questão de agradecer ao prefeito a pavimentação das ruas.


As obras de mais de 18 mil m² de pavimentação, em três bairros do Município, beneficiarão centenas de moradores, principalmente, em linhas de ônibus.


Em 90 dias a Administração deverá entregar à população uma de suas maiores obras: as galerias da Vila Luiza.


Prefeito vistoriou a área industrial do Município: a Usina Asfáltica e a Fábrica de Tubos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 18 de julho de 2005.