PMPF Facebook

Passo Fundo, 04/04/2019, 16:10

Segurança: mais 87 câmeras de videomonitoramento

Ação busca aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia

No maior investimento já feito pela Prefeitura em Segurança Pública, mais de 80 novas câmeras de videomonitoramento serão instaladas em Passo Fundo. Esse foi o anúncio feito na tarde desta quinta-feira (4) pelo prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, em cerimônia realizada no Quartel do 3ºRPMon da Brigada Militar. Na ocasião foi assinada a ordem de serviço para a ampliação do sistema de videomonitoramento, ação que busca aumentar a segurança da comunidade através do uso da tecnologia.

Mesmo não sendo responsabilidade do município, a Prefeitura promove mais uma ação para auxiliar o trabalho dos órgãos de Segurança. Com os novos equipamentos, que começarão a ser instalados na próxima semana, haverá um reposicionamento, de forma estratégica, da cobertura em ruas e avenidas do município, através de novas câmeras de monitoramento giratórias e fixas, e câmeras OCR. Esse processo é novo no município, pois o sistema permitirá a filmagem em todos os pontos de forma fixa, garantindo a imagem e a leitura de placas de veículos nos pontos com o OCR e possibilitando aos órgãos de segurança pública constatar em tempo real a situação do veículo.

A ampliação, segundo Luciano, representa um grande esforço do município em contribuir para que a população tenha mais segurança. A decisão de investir na ampliação do sistema se deu, segundo Luciano, porque embora não seja responsabilidade prioritária do município o investimento em segurança, a administração não se omitiu e se viu sensibilizada pelo serviço prestado pelas pessoas que todos os dias estão trabalhando nestes órgãos. Ele anunciou ainda que a Prefeitura irá iniciar o processo para aquisição de um novo equipamento para ampliar o armazenamento das imagens captadas pelas câmeras.

Ao todo serão disponibilizadas 87 novas câmeras, que se somam às já existentes. O investimento está sendo feito com verba própria da Prefeitura de Passo Fundo, no valor aproximado de R$ 500 mil. Para o coronel Ricardo Alex Hofmann, comandante do CRPO Planalto, que falou representando os órgãos de segurança, o dia foi especial: “há muitos anos sonhávamos com uma sala de videomonitoramento e a instalação de câmeras e é o que estamos fazendo aqui hoje”. O coronel ressaltou ainda o esforço da administração pública, na pessoa do prefeito Luciano Azevedo, que tomou a decisão de investir no setor da segurança.

José Luís Turmina, representando o Projeto Guardião, ressaltou a importância do investimento realizado pela Prefeitura. “É um valor alto, R$ 500 mil, e mostra que foi feita uma escolha pela segurança. Essa é uma escolha que sim, vale a pena”, destacou ele, lembrando que agora Passo Fundo vai contar com cerca de 150 câmeras instaladas em locais estratégicos.

A instalação das novas câmeras para videomonitoramento será um grande auxílio para os órgãos de Segurança Pública, ajudando especialmente na elucidação das ocorrências atendidas pela Polícia Civil. Além disso, através das imagens, que ficarão salvas no sistema por até 30 dias, auxiliará também no serviço de prevenção realizado pela Brigada Militar. Entretanto, o principal ponto a ser ressaltado pela ampliação da cobertura por câmeras é que a comunidade terá 24 horas diárias de  vigilância eletrônica realizada na sala de monitoramento da BM.

O Sistema de Videomonitoramento ficará sob a responsabilidade da Brigada Militar, no 3º RPMon, e contará com espelhamento na Polícia Civil, onde foram instalados monitores na Delegacia de Furtos e Roubos (Defrec).

(Fotos: Alex Borgmann)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h