PMPF Facebook

Passo Fundo, 13/03/2020, 15:55

Case do Parque da Gare no Connected Smart Cities

Os escolhidos foram selecionadas dentre mais de 170 propostas por profissionais de todo o país

O comitê de gestão do Connected Smart Cities anunciou 36 palestras para o evento, que acontecerá nos dias 9 e 10 de setembro, em São Paulo. Os escolhidos foram selecionadas dentre mais de 170 propostas por profissionais de todo o país. Passo Fundo é um dos municípios selecionados para apresentar a palestra Parque da Gare: gestão inteligente como case de sucesso de gestão e desenvolvimento econômico.

“O reconhecimento da gestão realizada pelo município no Parque da Gare nos orgulha pois implementamos ali soluções que nunca tinham sido implantadas na cidade ante e que se demonstraram muito eficazes. Os resultados apresentados pela nova feira do produtor e pelo Complexo Gastronômico e Cultural, além de terem transformado a realidade da cidade, fomentam a economia e agricultura familiar”, destaca a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert.

O case
O novo parque da Gare foi executado dentro do Programa Procidades financiado pelo BID, com um projeto que previu um parque totalmente equipado com o tradicional programa de necessidades de um parque urbano, lago, quadras, esportes, brinquedos, lazer e contemplação. Porém além do aspecto de lazer, a prefeitura buscou incluir no projeto equipamentos públicos diferenciados, autossustentáveis, que funcionassem como forte polo de atração de usuários e que reforçassem a cultura e história da cidade. Também, buscou-se que esses equipamentos pudessem ter a injeção de investimentos privados, garantindo mais dinamicidade ao processo de ocupação do espaço. Assim, o tema proposto busca demonstrar que a gestão dos espaços públicos pode acontecer de maneira inteligente e financeiramente interessante, havendo a colaboração entre os diferentes atores sociais: público, privado e instituições.

O objetivo é apresentar o Parque da Gare, cujos equipamentos e modelos de gestão demonstram o sucesso da integração entre poder público, iniciativa privada e sociedade. Foram construídos três equipamentos: O Prisma Estação Cultural, um centro de leitura e cultura digital – gestão pública; a Feira do Produtor Familiar – convênio com a associação de feirantes com 70 famílias envolvidas, sem custos ao município; a Gare Estação Gastronômica e Cultural, implantada na edificação tombada da antiga estação férrea – recursos privados através de licitação pública para concessão onerosa. A diversidade dos equipamentos garante a vivacidade do parque bem como sua sustentabilidade econômica.

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil e um dos maiores da América latina, é realizado pela Sator e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

(Foto: Arquivo)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h