PMPF Facebook

Passo Fundo, 07/11/2018, 16:30

Passo Fundo entre os vencedores do Prêmio Gestor

Pelo quinto ano consecutivo entre os finalistas

Com a gestão mais premiada da história da cidade, Passo Fundo ganhou pela quinta vez consecutiva  destaque no cenário estadual. O município recebeu certificados de reconhecimento pelos projetos Parque Ambiental Banhado da Vergueiro: gestão inteligente de área ambiental urbana e Cidade do Amanhã: pertencimento e cidadania na escola, em cerimônia realizada na noite de terça-feira (6), em Porto Alegre. A distinção de relevância para os prefeitos gaúchos valoriza os melhores projetos das administrações públicas do Rio Grande do Sul.

Para o prefeito Luciano Azevedo, o prêmio é referência na área de administração pública e reconhece as ações de Passo Fundo. “Pelo quinto ano somos finalistas desse prêmio que escolhe os melhores projetos das prefeituras de todo o Rio Grande do Sul. Agradeço a todos os servidores e ao secretariado, pois esta é uma conquista coletiva. Fechamos o ano de 2018 felizes com mais essa conquista para a nossa cidade”, afirmou Luciano.

A edição 2018 do Prêmio Gestor Público (PGP) teve 134 projetos inscritos. Destes, 43 foram contemplados com 12 troféus: 10 PGP, um Especial e um Destaque Administração Tributária, além de 21 certificados de reconhecimento e 10 menções honrosas.

O prêmio

Criado em 2002, a iniciativa tem o objetivo de avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. Além disso, busca incentivar a melhoria da gestão pública e o uso de metodologia de projetos nas prefeituras, estimulando iniciativas inovadoras. O prêmio é promovido pelo Sindifisco-RS e pela Afisvec, entidades representativas dos auditores fiscais da Receita Estadual do Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre as iniciativas premiadas
Parque Ambiental Banhado da Vergueiro: gestão inteligente de área ambiental urbana
O projeto detalhou a experiência de revitalização do Banhado da Vergueiro, uma poligonal de interesse ambiental. Em 2006 foi decretada a criação do Parque Ambiental a partir de uma ação do Ministério Público, porém, o espaço ficou abandonado e sem investimentos. Em 2013 a Prefeitura de Passo Fundo deu início ao processo de projeto de revitalização e gestão ambiental do local.

A estratégia uniu as secretarias de Meio Ambiente, de Planejamento e a Procuradoria do Município, em parceria com o Ministério Público Estadual e ONGs ambientais. A implantação do Parque Ambiental Banhado da Vergueiro busca desenvolver um planejamento integrado e sustentável de uma área de banhado, aliado à recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) e instituição de práticas de educação ambiental, tendo suas ações coordenadas a partir da Secretaria de Meio Ambiente do município, localizada dentro do parque. O projeto de planejamento integrado e sustentável obteve sucesso, junto a desapropriação com índices urbanísticos e a resolução de um passivo urbano de mais de 20 anos de abandono. Assim, o novo parque de caráter ambiental foi pensado para respeitar a natureza e fomentar a ocupação do espaço público, fator de melhoria da qualidade de vida.

Cidade do Amanhã: pertencimento e cidadania na escola
O projeto Cidade do Amanhã nasceu no contexto da revisão do Plano Diretor de Passo Fundo (PDDI), com objetivo de desenvolver uma metodologia amplamente participativa. A proposta da Prefeitura de Passo Fundo foi criar uma ferramenta para compreender a visão das crianças sobre a cidade, expectativas, senso de pertencimento e visão de bairro e cidade. Assim, a iniciativa busca inserir a representatividade da criança no planejamento urbano e encorajar a expressão de ideias e a cidadania.

O projeto foi organizado a partir de atividades realizadas em oficinas com estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental. As escolas foram convidadas a participar através de chamada pública, sendo que se inscreveram quatro escolas, num total de 350 alunos. Os resultados serão incorporados aos documentos da revisão do Plano Diretor de Passo Fundo por meio da tabulação dos dados. Inserir as crianças no processo de planejamento urbano é tema atual e inovador, por isso, o Cidade do Amanhã comprovou que a metodologia utilizada no projeto pode ser indutora para pensar a cidade sob outro aspecto.

A administração municipal já recebeu os seguintes prêmios:
2014: Troféu Gestor Público pelo programa Meu Bebê, Meu Tesouro e certificado de reconhecimento pelos programas Uniforme Escolar e Terceira Idade Digital.
2015: Troféu Gestor Público pelo programa Bairro a Bairro e o certificado de reconhecimento pelo programa Escola de Hackers.
2016: Troféu Gestor Público pelos programas Escola de Vida e Farmácia Mais Perto.
2017: Troféu Gestor Público pelo Plano de Estruturação de Equipamentos e Espaços Livres de Uso Público: importância da revitalização urbana na segurança pública e certificado de reconhecimento pelo programa É o Bicho.
2018: certificados de reconhecimento pelos projetos Parque Ambiental Banhado da Vergueiro: gestão inteligente de área ambiental urbana e Cidade do Amanhã: pertencimento e cidadania na escola.

(Fotos: Alex Borgmann)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h