PMPF Facebook

Passo Fundo, 13/06/2017, 16:17

Meu Bebê, Meu Tesouro tem parceria da UFFS

Neste ano, o programa está sendo campo de estágio para alunos da Universidade Federal Fronteira Sul

Em busca de promover atenção integral à saúde da mãe e do bebê até o primeiro ano de vida, a Prefeitura de Passo Fundo criou o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro ainda em 2013. Neste ano, o programa está sendo campo de estágio para alunos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). Mais uma iniciativa para ampliar o desenvolvimento das ações já realizadas.

Os alunos estão visitando mães do programa para avaliar o conhecimento de riscos familiares e da própria estrutura familiar. A partir destes estudos, o programa e a universidade poderão fazer ações focadas nas famílias que apresentam maior risco. Ações como esta também costumam avaliar a relação entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua interação com os serviços de saúde.

Esta estratégia, segundo o secretário de Saúde, Luiz Artur, é fundamental. “O avanço do programa passa tanto pelo reconhecimento por parte da gestante e de sua família, de toda a integralidade do cuidado público, quanto pelo conhecimento das equipes em contato com as realidades dentro do domicílio de nossas gestantes”, disse ele. Ainda, a parceria beneficiam os alunos e futuros médicos que passam a compreender as situações de vida das mães do Meu Bebê, Meu Tesouro.

Em números, o programa já atendeu 1.688 mulheres e acompanhou 1.422 nascimentos desde o seu início. Apenas em 2017, já são 200 novas gestantes e 184 nascimentos.

O programa
O Meu Bebê, Meu Tesouro tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras, sendo oferecido em toda a rede municipal. Qualquer gestante que é atendida pela rede pode solicitar avaliação para participar. Entre os objetivos do programa está a redução da mortalidade infantil, humanização, segurança, cuidado e estreitamento da relação entre mãe e filho. A equipe responsável realiza todos os encaminhamentos de exames, orientações e atendimento de cada mulher e criança.

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br

Horário de atendimento:
De segunda a sexta-feira
Das 08h às 11h30min
Das 13h30min às 17h