PMPF Facebook

Passo Fundo, 20/04/2017, 16:50

É o Bicho: programa realiza atendimento

Unidade móvel passou a tarde no bairro Santo Antônio da Pedreira e 50 animais foram atendidos

Criado pela Prefeitura de Passo Fundo para reduzir a procriação descontrolada e o abandono de cães e gatos, o É o Bicho também serve de referência para a comunidade. Neste mês de abril, o programa conta com novas atividades, que unem atendimento veterinário e educação ambiental. Nessa quarta-feira (19), a unidade móvel passou a tarde no bairro Santo Antônio da Pedreira, onde cerca de 50 animais foram atendidos.

A iniciativa ainda teve uma programação de educação ambiental voltada para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Romana Gobbi, com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar e tratar bem os animais. Para a moradora do bairro, Aline de Almeida, a ação é positiva. “Minha cachorrinha está com pneumonia e eu não teria como levar ela numa clínica. Com o atendimento do programa ela recebeu atendimento e vai tomar os remédios”, ressaltou.

Segundo a coordenadora de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Secorun, a equipe do É o Bicho disponibilizou para a comunidade avaliação clínica, além de doses de vermífugos e antipulga e aplicação de alguns medicamentos.

Até o final do mês de abril, o serviço de castração cirúrgica do programa, realizado em parceria com clínicas veterinárias conveniadas, atende a rede de protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) e entidades ligadas à causa. Os animais atendidos neste período, de março a abril, são todos resgatados e se encontram em situação de risco. Muitos já estão adotados e outros sob a tutela dos grupos.

Nova data
No próximo dia 26 de abril, o É o Bicho voltará para fazer mais atendimentos. A unidade móvel ficará novamente junto à escola Romana Gobbi, na Rua Roberto Silveira, 130, a partir das 13h30min.

O programa
Realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, o Programa É o Bicho beneficia inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) – com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários. Além disso, as organizações protetoras dos animais também são atendidas.

Mais informações pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente (54) 3317-2529.

(Fotos: Fabíola Hauch)

Galeria de imagens


Rua Dr. João Freitas, 75
99010-005 - Passo Fundo - RS
Telefone (54) 3316 7100

Central de Atendimento
0800 541 7100
pmpf@pmpf.rs.gov.br