Prefeitura promove ações educativas na Semana de Bem-Estar Animal

Atividades nas escolas da rede municipal de ensino estão programadas para apresentar aos estudantes as ações de combate aos maus tratos e as políticas públicas desenvolvidas pela SMAM

O Gustavo Manfrói Ficagna e a Fernanda Gonçalves Hecker, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Wolmar Salton, assistiram curiosos o vídeo exibido pela Coordenadoria de Bem-Estar Animal sobre as ações de proteção e cuidado com os animais. A atividade integra a proposta pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAM) para apresentar aos estudantes da rede municipal de educação as políticas públicas construídas pela Prefeitura na defesa do bem-estar animal. “Foi bem legal, principalmente ver que tem alguém cuidando dos bichos que estão na rua”, disseram eles.

Iniciada nesta segunda-feira (03), a Semana de Bem-Estar Animal foi desenvolvida pela SMAM para provocar o debate com a comunidade sobre as diferentes frentes de trabalho realizadas pela pasta na defesa dos animais. “Desde 2014 o Município vem construindo o programa É o Bicho, que é uma grande política pública de garantia da proteção de direitos dos animais e que realiza, entre outros projetos, as castrações gratuitas, a distribuição de ração às protetores de animais e também editais públicos de acolhimento institucional, o Acolhe Pet”, observa a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers.

Conforme ela, desde o início do É o Bicho, mais de oito mil castrações gratuitas já foram realizadas em Passo Fundo pela Prefeitura. Ainda, o Município investe na promoção da rede de proteção animal, auxiliando as protetoras e mantendo em funcionamento o Ambulatório Veterinário Municipal. “Precisamos entender que o cuidado com os animais também é uma questão de saúde pública. E levar informação faz parte desse processo educativo da sociedade”, revelou Gabriela.

Apresentadas pela coordenadora de Bem-Estar Animal da SMAM, Maria de Lourdes Secorun, e pela equipe que atua no setor, as informações contemplam, além de dados do programa É o Bicho, relatos sobre cuidados com os animais domésticos e o combate aos maus tratos. “Acreditamos que a educação tem um papel fundamental para garantirmos maior proteção aos animais”, resumiu Maria de Lourdes.

Ao longo desta semana, a SMAM deverá promover outras iniciativas e ações para reforçar os programas desenvolvidos pelo Município na área da proteção animal.