Prefeitura instalará mais de 100 novos contêineres

Nos próximos dias, serão colocadas 50 unidades para recicláveis e 55 para orgânicos em 51 pontos estratégicos da cidade, somando mais de 1.150 equipamentos

Mais de 100 novos contêineres serão instalados em Passo Fundo para uso da comunidade. Um aditivo de contrato entre a Prefeitura e a empresa responsável possibilitará a ampliação do número de dispositivos para descarte de resíduos orgânicos e recicláveis. Com isso, a cidade chegará a 1.155 equipamentos disponíveis.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca as vantagens da expansão da área conteinerizada para a população e para o município. “Os contêineres são instalados em locais em que as lixeiras comuns não dão conta de absorver a demanda. Com isso, há ganhos para o meio ambiente, para a limpeza pública e para as pessoas que operam na coleta e na separação de resíduos. Esse sistema também ajuda a conscientizar a comunidade sobre a importância de separar e dar um destino correto para os resíduos”, considera.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, são colocadas 50 unidades para recicláveis e 55 para orgânicos em 51 locais estratégicos, nas ruas Eduardo de Brito, Lava Pés, Nascimento Vargas, Minas Gerais, Coronel Pelegrini, José Bonifácio e Prestes Guimarães. “Os pontos foram definidos por equipe técnica da Prefeitura e da empresa responsável pelos equipamentos. Alguns fatores levados em consideração foram a ampliação de áreas já conteinerizadas, o número populacional, a sinalização de trânsito, o comércio local e normas do Ministério do Trabalho”, menciona.

Conforme Gabriela, os contêineres impactam diretamente na limpeza e na conservação da cidade, no descarte adequado de resíduos e no trabalho das equipes de coleta. “Os contêineres azuis são destinados aos materiais recicláveis e os alaranjados para os orgânicos. Ambos possuem identificação visual e são adesivados para facilitar o descarte dos resíduos e a utilização pelos usuários. Além disso, a concentração dos resíduos em pontos específicos promove um recolhimento mais prático e seguro aos trabalhadores dos caminhões de coleta”, identifica.

Além disso, a secretária pontua que os equipamentos contribuem com as atividades e o aumento da renda dos trabalhadores da cooperativa de reciclagem Recibela, que recebe os resíduos coletados pelos caminhões. “Ao realizar a separação adequada, a população contribui para um melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis pela cooperativa, o que impactará diretamente na renda destes trabalhadores. Além disso, evitará que determinados materiais acabem indo parar em aterros sanitários, contribuindo assim com o meio ambiente. Então, os resíduos deixam se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e tornam-se uma solução econômica e social, passando a gerar empregos e lucro para as cooperativas de reciclagem”, considera.

Foto: Michel Sanderi