Prefeitura e UPF realizam feira para alertar sobre o câncer de mama em animais

Iniciativa, promovida na tarde desta terça-feira, contou com orientações aos tutores sobre a saúde de cães e gatos

Muitas pessoas desconhecem, mas o câncer de mama também pode atingir os cães e gatos. Pensando em promover atendimentos clínicos gratuitos com foco no diagnóstico precoce e orientações sobre os serviços municipais realizados aos animais, a Prefeitura e o curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), fizeram, durante a tarde desta terça-feira (18), uma feira na Praça da Mãe.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, o Município aproveitou a campanha Outubro Rosa para abordar com a comunidade a saúde dos animais, levando informações sobre doenças e ações municipais. “A Prefeitura conta com programas e serviços de saúde como o É o Bicho, as castrações gratuitas e o Ambulatório Veterinário Municipal. É muito importante que estejamos próximos das pessoas para orientar sobre o acesso. Aproveitamos o movimento para explicar como o câncer de mama pode afetar fêmeas de cães e gatos e como é feita a prevenção e o tratamento”, disse.

Das 14h às 17h, foi possível levar cães e gatos até o local e sanar muitas dúvidas. O Felipe Ohse aproveitou para fazer uma avaliação da Cora. A cadela de aproximadamente três anos foi resgatada das ruas gestante. Seus 10 filhotes foram adotados e o seu lar temporário acabou se tornando definitivo. “Como tutor, precisamos da recomendação de um médico veterinário. Chequei as vacinas, a dentição e fiz uma simulação para a detecção do câncer de mama. Assim como cuidamos da nossa saúde, os animais precisam de cuidados”, disse.

Além dessa feira, outras ações deverão ser realizadas com foco na saúde dos animais. De acordo com Gabriela, a partir da parceria entre a Prefeitura e a UPF, com o Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária, a ideia é que mais atividades aconteçam envolvendo a comunidade. “Estamos programando mais feiras. Ao realizarmos atendimentos clínicos gratuitos, ampliamos o conhecimento das pessoas sobre doenças e cuidados”, considerou.

A médica veterinária e professora Heloísa Barcellos menciona a importância da proposta para a comunidade e para a formação dos profissionais. “Essa é uma atividade que realizamos anualmente, no mês de outubro. Os residentes têm a oportunidade de estabelecer esse contato com a comunidade, vivenciar as situações e colocar em prática o conhecimento. Também é gratificante porque eles ensinam as pessoas sobre os cuidados”, salientou.

Saiba mais sobre o câncer de mama

Durante a feira realizada nesta terça-feira, a veterinária Heloísa Barcellos explicou quais são os sintomas do câncer de mama em cães e gatos e a importância do exame de palpação. “Um dos pontos principais é a presença de nódulo. Por menor que ele seja, é necessária uma avaliação para o tratamento. Outro sinal é a secreção nas mamas, como ter leite e não estar gestando”, destacou.

Algumas medidas são essenciais para a prevenção do câncer de mama. Entre elas, a castração. “Preconizamos a castração precoce, antes do primeiro cio, ou, às vezes, entre o primeiro e o segundo. Os hormônios, principalmente estrogênio e progesterona, atuam sobre as células da glândula mamária, estimulando o seu crescimento. Conseguimos, com a castração, retirar essa produção hormonal, sensibilizando menos as mamas a desenvolverem células tumorais”, explicou, enfatizando que os anticoncepcionais conhecidos vacinas conhecidas como anticios não devem ser utilizados, uma vez que uma única dose pode ser suficiente para o desenvolvimento do câncer.

A Prefeitura, por meio do programa É o Bicho, realiza castrações gratuitas para animais de pessoas inscritas no CadÚnico e de protetores. Desde outubro de 2014, mais de 8,3 mil procedimentos foram realizados e 5,8 mil fêmeas foram castradas. Além de evitarem gestações indesejadas e possíveis abandonos e maus-tratos, as castrações contribuem com a saúde dos cães e gatos.

Atendimento veterinário municipal

O Ambulatório Veterinário Municipal cumpre uma importante função no contexto das políticas públicas voltadas ao bem-estar e à saúde dos animais em Passo Fundo. Ao longo do ano, já registrou mais de 2,3 mil atendimentos gratuitos.

Segundo a secretária de Meio Ambiente, caso o tutor suspeite de câncer de mama em seu pet, é possível buscar o suporte da unidade para uma avaliação. “O ambulatório oferece exames clínicos, procedimentos ambulatoriais, curativos, aplicação de medicações e vacinação, sendo vedada a realização de anestesia geral e/ou de procedimentos cirúrgicos e a internação”, pondera.

O Ambulatório Veterinário Municipal está localizado na Rua Silva Jardim, 373, Vila Annes. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, em horário integral, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.