Ecoponto Municipal abrirá nos próximos dois sábados para facilitar o descarte de resíduos

Além do horário habitual da semana, unidade funcionará nos dias 10 e 17 de dezembro, das 8h às 12h

A Prefeitura informou, nesta segunda-feira (5), o Ecoponto Municipal terá uma mudança no funcionamento e abrirá nos próximos dois sábados, 10 e 17 de dezembro, das 8h às 12h. O objetivo é facilitar o acesso por parte das pessoas que não conseguem ir até o local durante o horário habitual, de segunda a sexta-feira.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, explica que a medida é estratégica para a época do ano. “Nesta época, as pessoas costumam fazer limpeza em casa. Muitas dessas pessoas trabalham e não podem comparecer no Ecoponto durante a semana. Então, essa ampliação vai viabilizar que elas tenham uma alternativa e que os resíduos tenham um encaminhamento adequado”, considera.

No espaço, menciona a secretária, podem ser descartados restos secos da construção civil, sobras de poda e jardinagem e móveis, respeitando o limite diário de 0,3 m³, além de óleo de cozinha, eletrônicos, além de recicláveis. “O ecoponto está disponível para pequenos geradores efetuarem o descarte de resíduos que não podem ser depositados nas lixeiras domésticas espalhadas no perímetro urbano ou nos locais já existentes para descarte de diferentes tipos de materiais”, pontua.

O Ecoponto Municipal fica na Rua Eduardo de Brito, esquina com a Rua Jacinto Vila Nova, no Bairro Annes, junto à Fábrica de Tubos da Prefeitura.

Aumento da procura
Projetado para receber resíduos volumosos, o Ecoponto Municipal foi inaugurado em janeiro de 2021. No mesmo ano, foram depositadas no espaço 89 toneladas de materiais. O número cresceu em 2022 e, entre janeiro e novembro, chegou a 110 toneladas. O local atende a uma das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, atribuindo mais uma possibilidade de descarte e evitando que materiais sejam depositados incorretamente na natureza e tragam prejuízos ambientais.

Após serem descartados no ecoponto, os resíduos são destinados para locais adequados. Materiais como papelão, plástico e óleo de cozinha são retirados por cooperativas de reciclagem, contribuindo com a renda dos cooperados. Já os restos de construção civil, galhos e móveis irão para a empresa contratada pelo Município, que realiza o descarte correto.

Os resultados da abertura serão avaliados pela Secretaria de Meio Ambiente e o movimento poderá favorecer que a mesma alternativa seja repetida futuramente. “A busca pelo Ecoponto Municipal vem aumentando e entendemos ser importante que haja a abertura em sábados. Dependendo da procura, posteriormente, estudaremos a abertura em outras datas”, afirma Gabriela

Foto: Diogo Zanatta