Prefeitura, SENAI e BSBIOS firmam parceria em projeto ambiental

Alunos de cursos técnicos do SENAI iniciaram um movimento de conscientização do descarte correto de resíduos, recebendo apoio e incentivo do Município e da BSBIOS para ampliar volume de arrecadação

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a BSBIOS adotaram uma iniciativa construída por alunos de cursos técnicos do SENAI com foco na promoção e no incentivo ao descarte correto de resíduos domésticos, como óleo de cozinha, pilhas e baterias. A ação foi apresentada por um grupo de estudantes durante um encontro na manhã desta quarta-feira (26), em que a parceria entre as instituições foi celebrada. “Todo projeto que tenha como objetivo trabalhar as questões ambientais deve ser valorizado. Esta iniciativa dos alunos do SENAI, abraçada pela BSBIOS, também vai contar com o apoio da Prefeitura”, destacou o prefeito, Pedro Almeida.

Pensada inicialmente como uma campanha interna para a coleta de resíduos produzidos nas residências dos alunos e da comunidade escolar do SENAI, a ação “Semana do Lixo Zero” despertou o interesse da BSBIOS, que já possui uma série de programas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Em um deles, o “Ser Sustentável”, a empresa fez uma parceria com a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e o projeto TransformAção, para adquirir o óleo de cozinha utilizado e recolhido pelas entidades na comunidade, gerando renda e agregando valor à Cooperativa.

Para a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, a iniciativa dos alunos do SENAI é importante para ampliar o trabalho de educação ambiental no município. “Essa parceria entre as instituições vai fortalecer a necessidade de ampliarmos o debate sobre o papel de cada um de nós na proteção do meio ambiente. A Prefeitura já tem feito um trabalho junto às cooperativas de reciclagem e com a BSBIOS na coleta do óleo de cozinha e agora vamos apoiar mais esta ação, fornecendo mudas de árvores nativas para serem doadas à comunidade”, defendeu Gabriela, destacando que há ainda um esforço para que os pontos de coleta destes resíduos sejam levados para mais bairros de Passo Fundo. “O impacto ambiental do descarte incorreto do óleo é muito negativo. Por isso, ações como a da BSBIOS junto à COAMA e a também a intenção dos alunos do SENAI são essenciais”.

O diretor do SENAI Passo Fundo, Leandro Pinno, comentou que a adesão da BSBIOS e da Prefeitura ao projeto lançado pelos alunos é bastante importante para apoiar a ideia e dar mais visibilidade a causa. “O reconhecimento de que é um projeto com reflexos positivos para a sociedade é também uma validação para os nossos alunos, que estão empenhados na defesa do meio ambiente”, observou. Uma das alunas envolvidas na iniciativa, Larissa Santos, falou sobre os objetivos principais da campanha e destacou que a “Semana do Lixo Zero” vai se estender pelos próximos períodos letivos. “Queremos criar uma conscientização permanente nos alunos, nos professores e também no bairro em que estudamos. A comunidade tem nos recebido muito bem e apoiado nossa ideia, levando até o SENAI óleo de cozinha para ser descartado, pilhas e baterias”, resumiu.

Através da parceria estabelecida durante a reunião com o prefeito, a Secretaria de Meio Ambiente dará suporte ao SENAI na distribuição de mudas de árvores nativas, que serão entregues às pessoas que destinarem os resíduos à instituição. O óleo de cozinha coletado no projeto do SENAI será recolhido pela BSBIOS.