Fórum Cidade Limpa: Prefeitura promove encontro para discutir ampliação de programa de limpeza urbana

Prefeito Pedro reuniu representantes das cooperativas de reciclagem, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e empresas responsáveis pela coleta de lixo para reforçar as ações de manutenção e cuidado com a cidade. Nas próximas semanas, Administração apresentará programa contendo sugestões e apontamentos resultantes do Fórum

Durante esta terça-feira (21), na sede da Secretaria de Meio Ambiente, no Parque Banhado da Vergueiro, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, reuniu-se com diferentes setores e entidades que atuam em programas sociais, na limpeza e manutenção da cidade para ouvir contribuições a respeito da construção de um novo programa que vai reforçar e ampliar as ações de recolhimento de resíduos domésticos sólidos na área urbana.

Por meio do primeiro Fórum Cidade Limpa, o prefeito apresentou dados e informações sobre os trabalhos que vem sendo realizados pelo Município em todas as regiões de Passo Fundo, destacando que é preciso criar e dar as condições para que as pessoas depositem os resíduos domésticos nos lugares corretos, além de aumentar o volume de orientações sobre o cuidado com o meio ambiente. “O cuidado com a cidade é uma função do Poder Público, mas a responsabilidade também é coletiva. Cada cidadão precisa fazer a sua parte e este Fórum teve o objetivo de inserir outros atores que atuam na rede de proteção ambiental para discutir como fazer estas mobilizações”, destacou Pedro.

Em reunião com as secretarias ligadas à limpeza urbana (Meio Ambiente, Codepas, Gestão e Serviços Gerais), o prefeito Pedro avançou na elaboração do programa Cidade Limpa, que envolve ações de conscientização da comunidade e medidas como a ampliação das equipes e das coletas seletivas e orgânicas diárias. “O programa Cidade Limpa pensa de forma ampla e integrada a limpeza da cidade. As sugestões colhidas no fórum de hoje serão muito importantes para finalizarmos a proposta e, em breve, podermos colocá-la em prática. Com a ajuda da população e medidas que qualificarão os serviços oferecidos, teremos ruas mais limpas para o bem-estar de todos que moram aqui”, afirmou.

Durante o Fórum, representantes das cooperativas de recicladores que trabalham em parceria com o Município na coleta seletiva reforçaram a necessidade de haver iniciativas que promovam a conscientização e a educação da sociedade quanto ao tema. Acompanharam os debates lideranças do projeto TransformAção e das cooperativas Cootraempo, Arevi, Coama e Recibela.

Para o coordenador da Agenda 21, Ademar Marques, a construção deste Fórum e a participação social na promoção de iniciativas que tratem do recolhimento de resíduos e da limpeza urbana são instrumentos importantes para a defesa e a proteção do meio ambiente. “E não se trata apenas de pensar na preservação ambiental, mas também em tudo o que está inserido neste assunto. O desafio de manter a cidade limpa tem reflexos na saúde, na cidadania e em todos os setores”, comentou ele. Instituições, entidades e organização não-governamentais que compõem o Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) também tiveram espaços de fala para apresentar sugestões e propostas que serão analisadas pelo Executivo.

Conforme o prefeito, todas as manifestações feitas pelos conselheiros são positivas para que tanto a Administração quanto a sociedade civil se engajem um processo de enfrentamento ao problema do descarte inadequado de resíduos. “O envolvimento precisa ser coletivo e amplo para que tenhamos sucesso nesta ação. A partir do que ouvimos neste Fórum, vamos estruturar nosso programa e, nos próximos dias, apresentar para a comunidade uma iniciativa que vai abranger não somente o cuidado com a cidade, mas também outros aspectos, como a educação e a cidadania”, resumiu Pedro, antecipando ao Conselho Municipal de Meio Ambiente que, a exemplo da Escola Pública de Música Yamandu Costa, a Administração prepara uma escola pública de sustentabilidade. “Este é um empreendimento dentro do programa das Cidades Educadoras e que tem um enorme potencial de transformação social, que é o que também estamos buscando com cada uma destas iniciativas”.

Encerrando o Fórum Cidade Limpa, o prefeito confirmou que, nas próximas semanas, a Administração apresentará um programa para a ampliação dos serviços de limpeza e manutenção urbana, incluindo sugestões e apontamentos das entidades que participaram do encontro.