Procedimentos gratuitos podem ser solicitados à Secretaria de Meio Ambiente por pessoas inscritas no CadÚnico e protetores da cidade
Com o programa É o Bicho, a Prefeitura realiza a castração gratuita de cães e gatos, buscando reduzir a procriação descontrolada e evitar possíveis situações de abandono e maus-tratos. Desde o fim de 2014, foram efetuados 12 mil procedimentos, em clínicas veterinárias credenciadas ao Município.
As castrações são destinadas a animais em situação de vulnerabilidade. Por isso, podem solicitá-las à Secretaria de Meio Ambiente pessoas de baixa renda, inscritas no CadÚnico, e protetores da cidade.
Além desta demanda direta, é utilizado o programa Bairro a Bairro para cadastrar os animais que necessitam passar pelo procedimento. "Durante o evento em sua comunidade, a população pode fazer a inscrição com o número de animais a serem castrados e, posteriormente, a Prefeitura vai até os bairros com o ônibus conhecido como castramóvel a fim de buscar os cães e gatos e levá-los até as clínicas para que sejam castrados", explica o secretário da pasta, Rafael Colussi.
Um dos bairros pelos quais o ônibus passou recentemente é o Zachia. A comunidade recebeu o Bairro a Bairro em agosto, inscrevendo mais de 300 animais para castração. Ao longo dos últimos dois meses, a Prefeitura foi até o local para atender às solicitações. "O Bairro a Bairro é uma importante ferramenta para que façamos este levantamento e consigamos castrar os animais que precisam, de pessoas que não têm como pagar pelo procedimento. Desta forma, evitamos nascimentos de mais animais", pontuou Colussi.
Mais clínicas credenciadas
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, na última licitação, o Município conseguiu dobrar o número de clínicas credenciadas ao programa É o Bicho. "Chegamos a oito clínicas que prestam este serviço. A Prefeitura tem investido cada vez mais recursos e tem conseguido ampliar o número de clínicas e procedimentos", enfatizou.
Foto: Michel Sanderi