É o Bicho: Prefeitura estima realizar mais de 3 mil castrações gratuitas neste ano

Esse será o número anual recorde desde que o programa passou a operar, em outubro de 2014. Para ampliar as políticas públicas de bem-estar animal, o Município implementou neste ano o Acolhe Pet e o Banco de Ração

Foi com o programa É o Bicho que Passo Fundo começou, em outubro de 2014, a efetivar políticas públicas na área da proteção animal. Uma das ações de relevância foram as castrações gratuitas, que, aliadas ao atendimento gratuito no Ambulatório Veterinário Municipal e à fiscalização de denúncias de maus-tratos, trouxeram um olhar sensível à causa animal. Desde então, mais de 8,2 mil animais, entre cães e gatos, foram castrados. Com a ampliação de recursos, a estimativa da Prefeitura é que, neste ano, sejam realizadas mais de 3 mil castrações pelo programa.

O prefeito Pedro Almeida destaca que o Município trabalha para fortalecer as políticas públicas de Bem-Estar Animal e garantir recursos para expandir as ações. “Em conjunto com a rede de proteção, estamos consolidando importantes medidas. Hoje, além do É o Bicho, temos o Acolhe Pet, que contribui financeiramente com protetores que disponibilizam lar temporário a animais resgatados, e o Banco de Ração, que é novo e ajuda na manutenção de animais de pessoas que precisam”, destaca.

Levando em consideração os números de 2022, até este mês de setembro, 1,4 mil animais foram castrados pelo Programa É o Bicho. A previsão é que, até o fim do ano, sejam disponibilizados mais de 1,6 mil procedimentos. As castrações são feitas em cães e gatos de pessoas inscritas no CadÚnico da assistência social, em animais encaminhados por protetores cadastrados na SMAM e animais provenientes de denúncias de maus-tratos.

Os distritos do interior de Passo Fundo também estão sendo contemplados com o programa de castrações e atendimentos veterinários. O secretário de Meio Ambiente, Rafael Colussi, explica que o cronograma de ações é organizado pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal em parceria com os subprefeitos dos distritos. “Quatro distritos já foram atendidos e os demais estão escalados. Os animais das comunidades foram encaminhados a partir de listagem fornecida pelos subprefeitos, avaliados no ônibus do Programa É o Bicho, conhecido como castramóvel, e direcionados às clínicas que realizam as castrações. Posteriormente, foram entregues aos seus tutores castrados e microchipados”, menciona.

Acolhe Pet

O programa Acolhe Pet é uma iniciativa da Prefeitura que tem como objetivo ampliar o acolhimento de animais, disponibilizando um subsídio financeiro de até R$ 704,40 a pessoas que oferecem lar temporário em suas casas. O Município abriu três editais para o credenciamento e, atualmente, conta com 13 protetores credenciados.

Pelo programa, o Município destina R$ 70,44 a cada animal em lar temporário. O limite é de 10 animais abrigados por credenciado. Além de promover o acolhimento conforme a demanda da Secretaria de Meio Ambiente, os protetores firmam o compromisso de divulgar e estimular as ações de adoção dos animais acolhidos.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Colussi, o Acolhe Pet prioriza o cuidado integral com os animais. “Temos uma política inovadora em Passo Fundo que visa o bem-estar dos animais. Somos referência no estado e para inúmeras outras cidades com as políticas públicas em vigência em nosso Município, pois priorizamos a relação mais próxima dos animais com seus cuidadores, humanizamos o atendimento por meio dos acolhedores/protetores, ação que resulta em mais carinho e cuidados”, mencionou o Secretário Rafael Colussi.

Banco de Ração

Outra ação implementada neste ano é o Banco de Ração. A Prefeitura distribui ração a animais de pessoas inscritas no CadÚnico e que possuem cadastro no Banco de Rações para ações emergenciais.

A Secretaria de Meio Ambiente realiza a entrega. “É importante ressaltar que a secretaria diagnostica as situações e que é um auxílio de caráter emergencial para os casos que demandam doação, lembrando que não é contínuo. Sabemos que na cidade há muitas pessoas que não têm condições financeiras e que cuidam dos animais, e o Banco de Ração pretende atingir este público”, enfatiza Colussi.

Ainda segundo o secretário, as pessoas que recebem doações do Banco de Ração, primeiramente, deverão castrar os animais pelo Programa É o Bicho caso os mesmos ainda não sejam castrados. “A Prefeitura ajuda, mas também quer ter o compromisso da pessoa responsável pelo animal”, salienta.

A ração do Banco de rações foi adquirida com recursos próprios do Município de Passo Fundo para atender, em situação emergencial, as pessoas que necessitam de ajuda nesse período crítico pós- pandemia.