ACOLHE PET: protetores têm até amanhã para se inscrever no programa da Prefeitura

O programa Acolhe Pet é uma iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo que tem como objetivo ampliar o acolhimento de animais em lares temporários, disponibilizando um subsídio financeiro aos protetores de até R$ 700. A fim de unir mais pessoas, o Município está realizando o terceiro edital de credenciamento. As inscrições irão até esta terça-feira, 19 de julho.
De acordo com o prefeito, o Acolhe Pet consolida o compromisso do governo municipal com as políticas públicas de bem-estar animal e o fortalecimento da rede de proteção. “Esse é mais um fruto do programa É o Bicho que, além das castrações, está sendo expandido para mais ações de cuidado com os animais e valorização das pessoas que lutam pela proteção animal. Sabemos dos desafios diários dos protetores e queremos ajudá-los. Entre o primeiro e o segundo edital, foram credenciadas sete protetoras. Neste, esperamos contar com mais pessoas”, afirma.
Pelo programa cada protetor poderá receber até R$ 700 mensais para os cuidados com cães e gatos. O valor subsidiado pelo Município é de R$ 70 por animal, com o limite de 10 animais. Além de promover o acolhimento conforme a demanda da Secretaria de Meio Ambiente, o protetor firma o compromisso de divulgar e estimular as adoções.
Para o secretário de Meio Ambiente, Rafael Colussi, com o Acolhe Pet, a Prefeitura reforça a sensibilidade das políticas municipais de proteção animal. “O Acolhe Pet é uma referência no Estado. Além de Passo Fundo, Canoas conta com uma iniciativa similar, que fornece R$ 35 por animal. Hoje, temos uma política mais próxima dos animais e dos protetores e que resulta em um acolhimento com mais carinho e cuidados. Queremos transformar o nosso programa em uma iniciativa cada vez maior”, mencionou.

Inscrições
Os envelopes com a documentação exigida no edital deverão ser entregues até as 14h do dia 19 de julho, na sala de licitações da Coordenadoria de Licitações e Contratos da Prefeitura.
Colussi enfatiza que os servidores da Secretaria estão disponíveis para auxiliar os protetores na emissão e organização dos documentos necessários. “São processos fundamentais e exigidos pela legislação. Nós estamos aqui para ajudar, pois queremos que mais pessoas façam parte do programa. Quanto mais protetores tivermos no Acolhe Pet, mais animais poderão ser acolhidos”, considerou.
O edital do chamamento público 16/2022 pode ser acessado e acompanhado no site da Prefeitura em www.pmpf.rs.gov.br/transparência > Editais de Licitações.

Foto: Michel Sanderi