Com o trabalho dos recicladores, Passo Fundo recicla mais do que a média nacional

Município possui contrato com quatro cooperativas, que somam 93 trabalhadores. O contrato, além de impactar na quantidade de resíduos reciclados, possibilita melhores condições de trabalho e aumento da renda dos recicladores

O trabalho dos recicladores e o contrato da Prefeitura com cooperativas possibilitou que Passo Fundo atingisse a marca de 6% dos resíduos sólidos produzidos pela população reciclados. O índice apontado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente é superior ao do país, que, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), corresponde a 2,1%.

Conforme o prefeito, Pedro Almeida, o Município foi pioneiro em iniciativas que visam contribuir com o setor, pensando no futuro da cidade e no dia a dia dos trabalhadores. Desde 2017, por exemplo, a Prefeitura possui contrato com as cooperativas Recibela, Coama, Arevi e Cootraempo, que somam 93 trabalhadores. “O trabalho dos recicladores precisa ser valorizado por toda a sociedade. Nos últimos anos, a Prefeitura avançou em políticas públicas para levar mais condições para as atividades e está ao lado do setor porque ele fundamental para a cidade”, enfatiza.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, explica que o contrato com as cooperativas atende a um dispositivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos e garante melhorias em estrutura e equipamentos para as unidades, além de garantia de retorno financeiro aos cooperados. “Os contratos possibilitam fonte de renda digna e condições salubres de trabalho. Além dos cooperados, outras centenas pessoas são beneficiadas indiretamente, uma vez que devemos considerar não só os trabalhadores inseridos nas cooperativas, mas também as famílias dos mesmos”, considera.

É para a Recibela, unidade situada no interior, que vai tudo o que é recolhido nas residências pelos caminhões de coleta. São mais de 150 toneladas de resíduos sólidos encaminhados para o local diariamente e manejados por 68 cooperados, que fazem a seleção dos recicláveis. A presidente da unidade, Catarina da Rosa, destaca a importância do olhar da cidade para a reciclagem. “Todos aqui trabalham muito, com esforço”, afirma.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento do resíduo com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto. Com o trabalho das cooperativas, somente em 2022, já foram reaproveitadas cerca de 2.970 toneladas de resíduos recicláveis que, dessa forma, não foram encaminhados para o aterro sanitário, em Victor Graeff. Esse número é muito maior se somado à quantidade de materiais apanhados pelos demais recicladores que não pertencem às entidades.