Ícone

Secretaria de Meio Ambiente


Ecopontos

Passo Fundo possui locais específicos para descarte adequado dos mais variados tipos de resíduos. Esses centro para descarte são chamados de Ecopontos. Todos os resíduos recicláveis destinados nos Ecopontos são coletados e destinados para as Cooperativas de Reciclagem do Município, gerando renda e colaborando coma logística desses materiais.
Os Ecopontos, por sua vez, colaboram diretamente com os preceitos estabelecidos através da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/2010. Todos os pontos para descarte de resíduos em Passo Fundo podem ser visualizados no mapa no final da página.

Ecoponto Municipal de Resíduos Volumosos

Localizado na Rua Eduardo de Brito, esquina com a Rua Jacinto Vila Nova (junto à Fábrica de Tubos da Prefeitura) – Bairro Annes. A destinação dos resíduos é GRATUITA!
O Ecoponto recebe resíduos da construção civil (entulho), sobras de poda e jardinagem e madeiras, (respeitando o limite de 0,1 m3/dia), além de materiais recicláveis como óleo de cozinha, eletro e eletrônicos, papel/papelão, plásticos, metais/alumínio e vidros.

Ecoponto Municipal de Pneus Inservíveis

Ecoponto Municipal de Pneus Inservíveis Localizado na Avenida Perimetral (próximo à Pedreira Municipal da Prefeitura) – Bairro São Luiz Gonzaga. A destinação dos pneus é GRATUITA!

O Ecoponto de Pneus não recebe demais tipos de resíduos, assim como pneus triturados. Todos os pneus coletados são destinados para a reciclagem que podem virar solados de sapato, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

Ecopontos de Resíduos Recicláveis

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente possui diversos Ecopontos para recicláveis espalhados pela cidade, em parcerias com empresas privadas. Nos Ecopontos de Resíduos Recicláveis, é possível destinar plástico, papel/papelão, vidros e metais.
No mapa, no final da página, é possível localizar qual o Ecoponto de Recicláveis mais próximo de você!

Centros de Destinação Especial Logística Reversa

Através de empresas, lojas e farmácias, determinados resíduos podem retornar ao sistema produtivo por meio da logística reversa, uma vez que o gerador fica responsável por toda cadeia do resíduos, até a destinação final.
Por isso, caso tenha adquirido lâmpadas, baterias, defensivos agrícolas ou medicamentos, procure os estabelecimentos para o descarte correto dos resíduos gerados.

Onde descartar os resíduos em Passo Fundo?

Preparamos para você um mapa com os diferentes pontos para descarte de resíduos.