Ícone

Secretaria de Meio Ambiente


O Parque

Parque Ambiental

Espaço de referência na cidade, o Banhado da Vergueiro foi transformado pela Prefeitura Passo Fundo em Parque Ambiental, num Projeto que prioriza o cuidado com o meio ambiente e traz o conceito de conviver em harmonia com a natureza. Aberto à comunidade em julho de 2016, o que antes era uma área abandonada passou a ser um espaço de preservação e contato com um dos ecossistemas mais ricos em termo de biodiversidade: o banhado.

O projeto

O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro apresenta nova infraestrutura e sistema de preservação do ecossistema. A parte estrutural conta com uma edificação voltada para o atendimento e serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, bem como, sanitários públicos, praça com playground, anfiteatro ao ar livre, áreas de contemplação, passarela, pavimentação do passeio, criação de passeios internos, iluminação, paisagismo, colocação de bancos, lixeiras e demais mobiliários, comunicação visual e pórticos. A parte voltada ao meio ambiente encontra aporte em todos os espaços, onde o Parque possui local específico para trabalhar a Educação Ambiental no prédio da Secretaria, passarela elevada para que as pessoas possam caminhar pelo parque e conhecer o seu bioma, sem destruí-lo e um sistema de captação de energia solar e água das chuvas. Foram feitas ainda, intervenções para limpeza e despoluição das nascentes, recuperação da flora e preservação das espécies nativas.

Porque o nome banhado?

A recuperação ambiental da área conhecida como Banhado da Vergueiro foi alvo de um Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, a fim de preconizar a preservação de fauna e flora de banhado. O pedido foi cumprido e acompanhado por inúmeras entidades ligadas à questão ambiental do município. Muitas pessoas tem o termo banhado como pejorativo, o que não é correto, principalmente pelo termo significar a riqueza de um ecossistema. O Banhado da Vergueiro abriga diversas espécies típicas da região, tais como: mamíferos, como o ratão-do-banhado e preá, pássaros, como sabiá, canário, joão-de-barro e tico-tico, vegetais, como aroeira, canela-guaiacá, aguapé, junto e butiazeiro, além de outras espécies.