Mais de 408 toneladas de pneus foram descartadas em ecoponto da Prefeitura em 2021

Estrutura montada pelo Município para o recebimento dos resíduos funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h, junto à pedreira na Perimetral Leste, na ERS 135

Compostos de materiais como borrachas especiais, poliéster, aço e nylon, os pneus podem causar grandes problemas se descartados de forma incorreta. Além dos impactos ambientais, o depósito destes resíduos em locais inadequados também coloca em risco a saúde pública ao contribuírem com a proliferação dos focos do mosquito Aedes aegypti. “Depois que ele se torna inservível, ou seja, quando não tem mais a função para a qual foi projetado, o ideal é que seja encaminhado para um local específico, a fim de evitar o entupimento das redes de esgoto, que causam enchentes e contribuem para a poluição de rios, o acúmulo nos aterros sanitários e, especialmente, a proliferação do mosquito causador da dengue, da chikungunya e do zika vírus”, relata a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers.

Em Passo Fundo, a Prefeitura mantém estruturado um Ecoponto para fazer o recebimento adequado destes resíduos. O local, que fica junto à pedreira na Perimetral Leste, na ERS 135, funciona de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 17h. Apenas em 2021, conforme Gabriela, foram descartados no espaço mais de 408 toneladas de pneus inservíveis. “Este Ecoponto recebe, exclusivamente, pneus que não estão mais sendo utilizados. É importante que a comunidade faça o descarte correto destes objetos, porque além de comprometer o meio ambiente eles ainda são prejudicais para a saúde”, reforça.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022, cerca de 72 toneladas de pneus já foram descartadas neste Ecoponto. “Todos os pneus descartados são encaminhados para a empresa Reciclanip, sem qualquer despesa para o município. É esta empresa que, através da política de logística reversa, faz o destino para ambiente adequado, sendo que em boa parte dos casos o material vira matéria-prima para outros produtos”, destaca Gabriela.

Ações da Cidade Educadora

Nesta semana, integrando as iniciativas da Semana Municipal da Educação, alunos de escolas municipais visitaram a estrutura administrada pela Prefeitura para armazenamento dos pneus descartados, conhecendo detalhes do processo de recebimento. A iniciativa, comentou o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, faz parte da plataforma de ações das Cidades Educadoras, da qual Passo Fundo faz parte. “Ampliar o acesso e o alcance das informações, viabilizando a troca de conhecimentos em todo o território municipal também são processos educacionais que compõem o que é uma Cidade Educadora. A visita ao Ecoponto de Pneus cumpre este objetivo”, defendeu.

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, também acompanhou os alunos na visita ao espaço. “As crianças precisam ser orientadas sobre a preservação do meio ambiente. Este é um assunto presente no cotidiano das nossas escolas e é importante que possamos falar sobre isso, porque elas repassam o que aprendem para os pais e a família. Cuidado e proteção ambiental devem fazer parte do dia a dia de todos nós”, destacou Pedro.

Para a secretária de Meio Ambiente, o diálogo entre as diferentes áreas do Município pode promover iniciativas positivas para o cuidado com a natureza. “Inserir esta pauta na rotina de todas as pessoas é essencial, porque a responsabilidade de preservar o meio ambiente é coletiva. A vinda das crianças ao Ecoponto, a construção de uma conversa com a plataforma das Cidades Educadoras e os projetos que podem surgir nesses cenários é uma mudança positiva para a sociedade”, resumiu Gabriela.