Dia da Árvore

No Dia da Árvore, alunos da rede municipal fazem o plantio de mudas nativas

O Dia da Árvore, lembrado nesta terça-feira, 21 de setembro, antecede o início da primavera e tem como objetivo incentivar a preservação desse recurso natural. Para marcar a data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu ações de plantio em escolas da rede municipal.

De acordo com a secretária da pasta, Gabriela Engers, a atividade, além de contribuir com o meio ambiente, é um estímulo para que as crianças desenvolvam a conscientização e as práticas de preservação. “As árvores desempenham importantes funções ambientais, tais como fornecimento de oxigênio, purificação do ar, estabilização da temperatura, alimentação para pássaros e outros animais, além do paisagismo e do acréscimo à qualidade de vida, o que é explicado para as crianças antes da realização do plantio. Assim, esse tipo de ação faz com que as crianças sintam orgulho de ver uma árvore que elas mesmo ajudaram plantar e, principalmente, ensina a elas que todos nós precisamos adotar práticas sustentáveis para a preservação do meio ambiente”, considerou.

Uma das escolas que recebeu a atividade foi a Arlindo de Souza Mattos, que fica na Vila Mattos. Alunos de diferentes turmas do Ensino Fundamental participaram do plantio de árvores frutíferas como pitangueira, uvaieira e araçazeiro.

Salman Kaium, de dez anos, é aluno do quarto ano e dividiu a tarefa com os colegas. Após finalizar a atividade, ele falou sobre os benefícios que serão colhidos em breve. “A árvore vai ficar bonita e grande. Vai dar sombra e frutas para que possamos aproveitar”, disse.

Acompanhando e instruindo os alunos, a professora Silvana Argenta comentou a importância da iniciativa para as crianças. “Aqui, nós sempre procuramos incentivar o contato, o respeito e a conexão com a natureza. Essa ação não se restringe ao plantar, mas ao cuidar e à conscientização”, avaliou.

Viveiro Municipal

As mudas levadas às escolas foram retiradas do Viveiro Municipal Chico Mendes, administrado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Conforme Gabriela, o espaço possui diversas mudas de árvores nativas para doação à comunidade. Além das frutíferas, estão plantas como o ipê-amarelo e a pata de vaca. “As mudas do viveiro são oriundas de processos de compensações ambientais. Cada pessoa pode retirar até 10 mudas de exemplares nativos”, enfatiza.

No mês de agosto, foram doadas 200 mudas de árvores nativas. Já em setembro, até agora, foram solicitadas 290, principalmente, em decorrência das atividades relacionadas ao Dia da Árvore, que estão sendo realizadas por diversas entidades do município.

Segundo a secretária, o viveiro é um aliado da preservação ambiental. “As mudas podem ser adquiridas pela comunidade a fim de que sejam plantadas em diversos locais, como nas próprias residências. Somado a isso, o Município mantém ações contínuas de plantio em espaços públicos como escolas, praças e Áreas de Proteção Permanentes”, menciona.

O viveiro está localizado na Rua Guilherme Boor, 196, Bairro São José. Quem tiver interesse em obter mudas poderá solicitar a doação junto à Secretaria do Meio Ambiente, pelo telefone 3317-2529, que emitirá uma autorização.

Foto: Diogo Zanatta

Atualizado em 21 de setembro de 2021.