Prefeitura orienta sobre adoção de animais

Saiba como é possível adotar um animalzinho

Os cerca de 50 animais resgatados em canil irregular nessa quinta-feira (12), em uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, foram encaminhados para clínicas veterinárias. Além de receberem os cuidados necessários, eles passam por avaliações clínicas para identificar o seu estado geral de saúde. Conforme as condições apresentadas, eles serão castrados para que seja encerrado o ciclo de procriação.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, destaca que os cães que estiverem aptos serão entregues a fiéis depositários mediante assinatura de termo de guarda provisória. “Após a conclusão do processo administrativo, bem como decisão judicial sobre o caso, poderemos avaliar a viabilidade de adoção dos animais. Considerando que trata-se de questão ainda sob análise, iremos deixá-los com protetoras que possuem cadastro na SMAM ou pessoas que têm cadastro como lares temporários para fins de acompanharmos esses animais”, enfatiza.

Conforme Gabriela, a Secretaria tem recebido inúmeras ligações telefônicas com pedidos de adoção desses animais. Aproveitando a situação, a pasta destaca que existem centenas de cães e gatos disponíveis na ONG que possui contrato com o Município, além de outros que estão com protetoras independentes, em lares temporários. “Nós temos muitos animais para adoção responsável, que estão à espera de um lar. Quem estiver interessado em adotar pode entrar em contato com a SMAM, que estaremos passando informações e apresentando animais de acordo com o perfil procurado”, pontua.

Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente e a Coordenadoria de Bem Estar Animal disponibilizam dois telefones: o 54 3317-2529 e o 54 3312-9201. Pessoas que estão pensando em adotar um animal podem entrar em contato e obter orientações sobre como proceder.

Ainda, em uma ação conjunta, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores estão divulgando, nas redes sociais, animais que estão para adoção. A ideia é ampliar a visibilidade e as chances de eles encontrarem uma família.

Atualizado em 13 de agosto de 2021.