Novos investimentos para a proteção animal

Foram anunciadas seis novas iniciativas, que vão ajudar protetoras independentes

A proteção e o bem-estar animal tiveram novos anúncios feitos pelo prefeito, Pedro Almeida, nesta terça-feira (3). A partir de um pacote de ações, o Município aplicará recursos que visam ajudar protetoras independentes, dar visibilidade a adoções e ampliar o número de castrações pelo É o Bicho.

Conforme o prefeito, o objetivo é estreitar os esforços conjuntos em prol dos animais, principalmente, os resgatados de abandono e maus-tratos, a partir das políticas públicas. “A Prefeitura mantém um diálogo para a construção de iniciativas que possam ajudar os animais, articulando investimentos. Temos compromisso com as protetoras, que realizam um trabalho voluntário tão necessário e que transforma vidas. Neste sentido, estamos apresentando ações que atendem a demandas emergentes da causa, com a certeza de que avançaremos muito mais”, afirmou Pedro, ao lado do vice-prefeito João Pedro Nunes.

A secretária do Meio Ambiente, Gabriela Engers, ressaltou que todas as ações foram planejadas em parceria com as protetoras. “Nossa gratidão a todas as pessoas que se doam diariamente para dar voz a quem não pode pedir ajuda”, considerou.

Os anúncios foram acompanhados por representantes da causa. Entre elas, Doris Flores, que é conhecida na cidade por um trabalho realizado há 30 anos. “Agradeço a todos os envolvidos nesses projetos, que ajudarão muito”, disse.

Também presente na apresentação oficial das ações, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Colussi, que tem como bandeira no Legislativo a causa animal, pontuou que os novos projetos, além de investimentos, representam uma mudança importante no respeito aos animais. “Durante um período, a proteção animal não tinha nenhum apoio do poder público. Desde a gestão do ex-prefeito Luciano Azevedo, estamos garantido avanços. Esse pacote anunciado pelo prefeito Pedro vem para valorizar o trabalho de proteção animal e assegurar incentivos para a causa”, ponderou.

Acolhe PET
O Município credenciará protetoras que disponibilizam lar temporário a animais resgatados. Cada protetora poderá trabalhar com cerca de 10 animais ao mês – dependendo do espaço para albergamento –, oferecendo abrigo, conforto e bem-estar, além de fomentar a adoção dos pets albergados.
Para a efetivação do programa, será estabelecido um edital para o credenciamento de protetoras que já realizam o trabalho. Um dos principais critérios é possuir MEI há, pelo menos, um ano, a contar da publicação do documento.

Programa É o Bicho
Para o segundo semestre de 2021, serão destinados ao É o Bicho mais R$ 100 mil. O programa, que viabiliza castrações de cães e gatos resgatados por protetoras independentes ou pertencentes a pessoas de baixa renda, teve o recurso mensal ampliado para R$ 25 mil em 2021. Ainda, foi efetivada uma nova licitação que reduziu o valor pago por procedimento, garantindo mais castrações.
Desde que o É o Bicho foi implementado, em 2013, foram realizadas cerca de 6 mil castrações, evitando, assim, o nascimento de novos animais e, consequentemente, casos de abandono e maus-tratos, além do controle de zoonoses, que é uma questão de saúde pública.

Amigo Pet
As pessoas em situação de rua já podem levar os seus animais até a casa de passagem. Com ampliação da unidade, a ideia é que haja uma ala própria para que as pessoas que tenham animais possam ficar no mesmo espaço que eles.
Também será disponibilizado ao animal atendimento veterinário ambulatorial, castração e alimentação adequada.

Banco de Ração
A Prefeitura disponibilizará cerca de 1.200 Kg de ração por mês a animais de pessoas de baixa renda em situações emergenciais.

Portal Pet
No site da Prefeitura, já está funcionando um espaço específico para informações sobre serviços voltados aos animais e que também será utilizado para a divulgação de animais que estão para adoção.
Entre os dados referentes às ações da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, destacam-se: Programa É o Bicho; atividades das protetoras independentes; como denunciar maus-tratos; galeria de imagens; funcionamento do Ambulatório Veterinário Municipal; perguntas frequentes.

Praça Pet
Na Praça Capitão Jovino (Santa Terezinha), haverá um espaço apropriado ao passeio e à socialização dos animais e seus tutores, estimulando o hábito de passeios ao ar livre de forma criativa e educativa.

Fotos: Diogo Zanatta

Atualizado em 3 de agosto de 2021.