Reforços no ambulatório veterinário municipal

Parceria entre Município e UPF amplia o número de veterinários no local

Mais 16 veterinários estão dando suporte aos atendimentos no ambulatório veterinário municipal. Os profissionais integram o Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo e atuam no local a partir de uma parceria com o Município.

O prefeito, Pedro Almeida, destaca que a parceria amplia e qualifica os atendimentos na unidade, que realiza consultas e exames clínicos em animais de pequeno porte. “Formalizamos um Termo de Cooperação, que tem como objetivo proporcionar o atendimento veterinário a tutores que buscam tratar e dar melhores condições aos animais de estimação. Essa é mais uma ação do Município em prol do bem-estar animal”, afirma.

Os profissionais são divididos em grupos, que atuam nas quartas-feiras e contam com a supervisão do professor Carlos Eduardo Bortoloni. Conforme o médico veterinário, a iniciativa contribui com a vivência dos pós-graduandos na saúde pública animal e humana. “Participamos dos atendimentos com o intuito de fortalecer a formação dos residentes, que são profissionais formados em medicina veterinária e em fase de pós-graduação, e também de ampliar a vivência em saúde, auxiliando a população com avaliações e orientações. Acreditamos em uma saúde única e que, quando o animal tem saúde, o tutor também tem”, considera.

Para o veterinário do ambulatório municipal, Álvaro Tisot, a parceria tem resultados diretos na celeridade dos atendimentos. “Realizamos cerca de 60 atendimentos semanais. A maior demanda envolve casos de viroses ou problemas dermatológicos. Também recebemos situações como traumas e dilacerações. Com mais profissionais, animais podem ser atendidos simultaneamente”, pontua.

O ambulatório é destinado a procedimentos clínicos. Quando chega um animal que necessita de intervenções mais complexas, o tutor é orientado a encaminhá-lo para uma clínica veterinária. A parceria com a Universidade de Passo Fundo propicia aos tutores mais possibilidades para seguir com o tratamento dos animais no Hospital Veterinário da instituição.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, identifica que os serviços prestados na unidade representam uma importante alternativa para a população que não possui condições financeiras para pagar pelos procedimentos clínicos. ";Nós entendemos que muitas pessoas têm e gostam dos animais, mas não dispõem de recursos na hora em que eles necessitam ir até uma clínica. A população tem aqui, então, um local para buscar ajuda gratuitamente";, esclarece.

Um cão chamado Charles foi um dos animais atendidos durante a tarde desta quarta-feira (19). Conforme o tutor, Everton, o motivo principal da consulta foi uma lesão de pele. “Tem algum tempo que apareceu. Eu trouxe aqui para tratar”, conta.

Charles passou por exames clínicos e teve a temperatura e os sinais vitais verificados. Na próxima semana, terá de voltar para passar por uma coleta de material, que será utilizada para o diagnóstico da lesão. Enquanto isso, o tutor levou para casa uma solução para limpeza da ferida e um receituário para a aquisição de medicamentos anti-inflamatórios. “O atendimento aqui foi muito bom. Todo mundo tem um animal, e ter consultas gratuitas nos ajuda”, afirma Everton

Informações
O Ambulatório Veterinário Municipal está localizado na Rua Silva Jardim, 373, Vila Annes. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, em horário integral, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Atualizado em 20 de maio de 2021.