Limpeza no Rio Passo Fundo

Mais uma etapa de limpeza no Rio Passo Fundo é iniciada pela Prefeitura

A importância de se realizar um trabalho permanente de limpeza e monitoramento do Rio Passo Fundo, incluindo o Arroio Santo Antônio e arredores, é uma proposta que a Prefeitura de Passo Fundo, através da secretária de Meio Ambiente, busca desde 2015 para reduzir os impactos da poluição, remover os resíduos alocados nas barreiras de contenção e nos contêineres e incentivar a preservação ambiental.

Nessa quarta-feira (20), foi iniciada mais uma edição de limpeza das margens e leito do Rio Passo Fundo. O prefeito Pedro Almeida, junto com a secretária de Meio Ambiente, Gabriela Engers, estiveram presentes e acompanharam o serviço inicial.

“ É muito importante e um serviço que vamos dar continuidade na nossa gestão. Despoluir o rio, por meio dessas limpezas, tornará em breve, um possível habitat de diversas espécies da fauna e da flora com um equilíbrio ambiental”, frisou o prefeito Pedro Almeida.

A limpeza acontece em 3 barreiras de contenção, localizadas próximo à Ponte da Rua Graciosa Preto, Ponte da Rua Uruguai, atrás da Prefeitura e Ponte às margens da BR 285. A limpeza das barreiras é feira a cada 15 dias. Foram disponibilizados 7 contêineres colocados nas comunidades próximas ao rio, para que seja feito o descarte adequado.

Conforme a secretária Gabriela Engers, outras ações são essências nesse processo. “Foi investido em educação ambiental junto da comunidade, elaboração de cartilhas, monitoramento ambiental, plantio de árvores nas margens e as limpezas periódicas”. Destacou ainda, que a remoção dos resíduos descartados nestes locais é feita semanalmente e duas limpezas anuais nas margens, é a que estamos fazendo neste momento, acontecerá por aproximadamente 20 dias, com a remoção de resíduos nas margens e também dentro do Rio.

Números da coleta de lixo no Rio Passo Fundo

2015 - 315,80 toneladas
2016 - 315,51 toneladas
2017 - 242,83 toneladas
2018 - 151,21 toneladas
2019 - 58,77 toneladas

2020 - 57,32 toneladas

Atualizado em 21 de janeiro de 2021.