Programa É o Bicho terá mais investimentos

Com mais recursos, a medida dobrará número de castrações

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou na manhã dessa quinta-feira (16) a autorização para licitação e contratação de empresa para prestar serviço de castração de animais domésticos. Serão R$ 450 mil investidos, equivalente a quantidade estimada de 1550 castrações dentro do o programa É o Bicho.

“Vamos dobrar número de castrações. É um investimento importante, pois ajuda na prevenção e controle de animais abandonados na cidade. O programa É o Bicho é uma forma que encontramos para enfrentar esse problema que é questão de saúde pública e também de respeito aos animais, que muitas vezes não tem um tutor para cuidá-los”, destacou Luciano.

O programa É o Bicho é destinado ao bem-estar e cuidados com a procriação desenfreada desses animais, evitando o aumento no número dos animais de rua do município, especialmente, cães e gatos, que são abandonados logo após o nascimento. Através do procedimento de castração cirúrgica e cuidados em geral, o programa apresenta uma solução viável e digna para os animais.

Para o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi, o investimento que será feito pelo prefeito Luciano nas castrações, com verba própria e também do Fundo Municipal do Meio Ambiente, é mais que o dobro do que investido normalmente. “A castração evita crias indesejáveis, já que não há lar para todos. O programa visa atender pessoas de baixa renda que tem animais de estimação e animais abandonados, controlando a população de animais na cidade”.

(Foto: Arquivo PMPF)

Atualizado em 16 de janeiro de 2020.