Qualificação para o trabalho de recicladores

Três novas prensas aumentarão o valor agregado dos materiais reciclados

Mais uma ação da Prefeitura de Passo Fundo irá auxiliar no trabalho de reciclagem feito pela cooperativa Recibela. Três novas prensas aumentarão o valor agregado dos materiais reciclados e facilitarão o armazenamento.

A gestão do prefeito Luciano Azevedo já implementou uma série de ações em benefício dos trabalhadores, como a entrega do novo pavilhão e a nova esteira para a triagem de resíduos sólidos urbanos na Central de Triagem e Transbordo. Antes disso, havia sido formalizada, em 2017, a contratação da cooperativa, em uma ação que permitiu o aumento de renda dos recicladores e mais vagas de trabalho.

“As novas prensas dão melhores condições para a cooperativa processar o material que é separado. O material prensado agrega mais valor comercial e ocupa menos espaço de armazenamento. Essa era uma solicitação dos trabalhadores que estamos conseguindo atender”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi. Ele lembrou que, diariamente, cada pessoa produz, em média, 700 gramas de lixo, o que gera cerca de 4 mil toneladas por mês na cidade.

As prensas, adquiridas com recursos do Fundo de Gestão Compartilhada, estão adaptadas às normas de segurança do trabalho.

(Fotos: Divulgação)

Atualizado em 25 de novembro de 2019.