Projeto atinge marca de 7 mil alunos atendidos

Educação Ambiental: projeto da Prefeitura atinge marca de 7 mil alunos atendidos

Trabalho iniciado em 2017 pela Prefeitura de Passo Fundo, o projeto de Educação Ambiental, executado pela Secretaria do Meio Ambiente, já levou sete mil alunos ao Parque Ambiental Banhado da Vergueiro. Lá os alunos, de todas as idades, participam de um roteiro de visitação ao parque e aulas de educação ambiental, atividades estas realizadas com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre os problemas ambientais.

As aulas acontecem por meio de palestras, que abordam temas de grande relevância social, considerando que o mundo todo vivencia grandes problemas ambientais como o desmatamento, a produção exagerada de lixo, o aquecimento global, os maus tratos aos animais e o desperdício de água. Dessa forma, o projeto propõe aos alunos mudanças de hábitos e provoca as instituições de ensino para que fortaleçam o debate em torno do meio ambiente na escola para alcançar transformações na comunidade.

“Queremos construir uma sociedade preocupada com o tema do meio ambiente e estamos otimistas ao perceber que o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro se tornou uma referência das causas ambientais para a região. Quando os estudantes demonstram uma preocupação com estas bandeiras podemos crer que estamos trabalhando por um mundo melhor para todos”, afirma Wagner Pacheco, coordenador do projeto.

Os mais de sete mil alunos que passaram pelo Parque Ambiental Banhado da Vergueiro são oriundos de 70 escolas, entre elas municipais, estaduais e particulares, tanto de Passo Fundo como da região. A ação proporciona a relação entre a teoria da sala de aula com a prática ao conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora do bioma Mata Atlântica, por exemplo.

O Parque Ambiental Banhado da Vergueiro apresenta infraestrutura e sistema de preservação do ecossistema. A parte estrutural conta com uma edificação voltada para o atendimento e serviços prestados pela Secretaria de Meio Ambiente, bem como sanitários públicos, praça com playground, anfiteatro ao ar livre, áreas de contemplação, passarela, pavimentação do passeio, criação de passeios internos, iluminação, paisagismo, bancos, lixeiras e demais mobiliários, comunicação visual e pórticos.

Para agendar a atividade de grupos ou escolas ao Parque Ambiental Banhado da Vergueiro basta entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (54) 3317-2529, com Núcleo de Educação Ambiental.

[caption id="attachment_9607" align="alignleft" width="360"]141019_meio2Foto: [/caption][caption id="attachment_9608" align="alignleft" width="360"]141019_meio3Foto: [/caption][caption id="attachment_9609" align="alignleft" width="360"]141019_meio4Foto: [/caption]

Atualizado em 14 de outubro de 2019.