Passo Fundo em encontro ambiental

Passo Fundo esteve representado no IV Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Estado do Rio Grande do Sul, realizado no Parque Estadual do Espigão Alto em  Barracão. Glauco Polita, coordenador de Licenciamento e Fiscalização Ambiental do município,  participou, já que a secretaria da área  é a coordenadora regional dessas unidades.
Conforme Polita, a recepção do evento ficou a cargo da Organização não Governamental SELVA, que disponibilizou as dependências de sua sede, uma área de 2,5 hectares adquirida através da compensação ambiental pelo lago da represa de Machadinho. No local, a entidade  desenvolve um importante trabalho  de educação ambiental no Parque, com a comunidade escolar da região, grupos de jovens, terceira idade, entre outros.
A Rede de Unidades de Conservação atualmente é composta por 15 unidades, distribuídas entre Parques Estaduais, Municipais, Estação Ecológica, Floresta Nacional e Reserva Particular do Patrimônio Natural, onde objetiva buscar um fortalecimento inter-institucional, bem como trocas de experiências, proporcionando a possibilidade de ampliação destas áreas protegidas e estimulando a criação de novas Unidades de Conservação no Norte do Estado do Rio Grande do Sul.
O encontro  foi organizado pelo gestor do Parque Estadual do Espigão Alto,  Celso Lanz Latorre e contou com  a  presença da coordenadora do Sistema Estadual de Unidades de Conservação – SEMA/DUC, Ana Cristina Tomazzon. Segundo Glauco Polita ela l levou informações referentes à legislação estadual sobre as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Estaduais, onde recentemente o Estado passou a reconhecer esta categoria de Unidade de Conservação como importante elemento na conservação de habitats, seguindo o exemplo de outros estados brasileiros.
A reunião,  conforme Glauco, serviu para definir estratégias de incentivos para a criação de novas reservas, que contarão com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos demais integrantes da Rede, onde a coordenação desta será mantida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Passo Fundo. O município  é  pioneiro em nível de Estado na criação de áreas protegidas privadas em seu território. Ficou estabelecido que o próximo encontro será realizado na Estação Ecológica de Aracuri, no município de Muitos Capões, no mês de agosto de 2010.

Atualizado em 30 de abril de 2010.