Prefeitura terá Agenda Ambiental

Uma ação que terá inclusive apoio do Ministério do Meio Ambiente, vai implantar na administração municipal uma Agenda Ambiental. A iniciativa está sendo preparada pela secretaria Municipal do Meio Ambiente.    Para definir as ações, um convênio deve ser assinado nos próximos dias, revelou o secretário Clóvis Alves. Segundo ele, a Agenda Ambiental visa implementar ações práticas de preservação dos recursos naturais na administração pública, como a economia de água, luz, redução de consumo de papel, separação do lixo, entre outras. “Além de uma prática preservacionista, isso implica também, em redução de custos na administração pública “, assinalou Alves.
Essa ação, completou, conta com apoio do projeto Agenda 21, que é desenvolvido em Passo Fundo e que congrega entidades civis e públicas, como o Grupo Ecológico Guardiões da Vida e Conselho Municipal do Meio Ambiente, entre outros. Nesta quarta-feira (28), houve uma reunião na sede do grupo ecológico, quando novas ações foram projetadas.
Passo Fundo vai ser o primeiro município gaúcho a firmar parceria com o Ministério do Meio Ambiente para implantar a Agenda Ambiental, otimizando  serviços e utilizando recursos naturais. “Serão ações em toda a administração, contribuindo para a economia de dinheiro público”, observou Clóvis Alves.
No encontro desta terça-feira também esteve presente a representante do Canal Futura, da Rede Globo, Cleusa Ramos, veículo parceiro em atividades ambientais no município. Cleusa mostrou uma maleta, que já foi doada aos Guardiões da Vida, onde constam cartilhas e vídeos educativos que já são utilizados em atividades da secretaria do Meio Ambiente. Essa iniciativa está sendo ampliada, com material sobre consumo consciente. Também estiveram presentes, os representantes do Agenda 21, Jussara Colet e Alcindo Neckel e Greice de Oliveira, responsável pela Sala Verde, na secretaria do Meio Ambiente.

Atualizado em 28 de abril de 2010.