Revitalização do viveiro Municipal

O Viveiro Municipal Chico Mendes, de Passo Fundo, passa por um processo de revitalização, que inclui a instalação de um poço artesiano para abastecer a produção de mudas, um pavilhão com auditório e salas, cercamento do local, entre outras melhorias. O viveiro fica na rua Francisco Boor, no bairro São José e distribui mudas para escolas, associações de moradores e entidades interessadas.

Para apresentar as novidades, a secretaria do Meio Ambiente reuniu a imprensa, vereadores e convidados, na tarde desta quarta-feira. Segundo o secretário Clóvis Alves, as melhorias são possíveis graças ao apoio da administração municipal e do Conselho e Fundo do Meio Ambiente. O poço artesiano, orçado em R$ 71 mil, foi feito com verbas do fundo e tem capacidade de produzir 20 mil litros de água por hora. Além da utilização para as mudas, a água poderá abastecer a comunidade do bairro em situações de necessidade.

A nova estufa do local vai ter condições de produzir 60 mil mudas por ano, e a previsão é que seja construído um pavilhão no viveiro, que vai ter auditório para 65 pessoas, salas de aula para cursos, espaço para reuniões de interessados, cozinha, banheiros e mezanino. O pavilhão deve ser construído numa permuta com uma empresa que vai ficar com o local onde hoje está o ecoponto, que vai para o bairro São Luiz Gonzaga. Isso depende de autorização da Câmara de Vereadores, que já está com o projeto.

A proposta é transformar o Viveiro Chico Mendes em um centro de educação ambiental, que produzirá mudas de árvores e flores, proporcionará espaço para visitação da comunidade e conscientização da importância de se preservar o meio ambiente. Participaram, também, os vereadores Patric Cavalcanti, que falou em nome da Câmara, Rui Lorenzato e José Eurides, o presidente eleito do bairro, Fabiano Dias e o vice-prefeito René Cecconello, que saudou os investimentos e afirmou que o viveiro vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Atualizado em 31 de março de 2010.