250 mil para galpões de reciclagem

Três galpões de reciclagem, que reúnem catadores de lixo, vão ser estruturados no próximo ano em Passo Fundo. Nesta quinta-feira foi empenhada uma verba de R$ 250 mil reais, junto ao governo federal, oriunda de uma emenda parlamentar do deputado Beto Albuquerque. O município entrará com contrapratida de R$ 22 mil, do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
     Satisfeito, o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves, disse que os galpões serão equipados com todo o material necessário,  como prensas e uma máquina para a produção de biodiesel, com o óleo usado recolhido. Além disso, um caminhão vai ser comprado para auxiliar no transporte do material e oferecido treinamento aos catadores.
     Vão ser beneficiados os galpões já existentes nas vilas Cruzeiro e Santa Marta e o novo que está sendo projetado  na vila Bom Jesus. “As famílias vão ter melhores condições de trabalho e mais dignidade”, afirmou Alves. O secretário acredita que a verba deve ser liberada em janeiro, quando, então, deve ser aberta uma licitação para as compras. Todo esse projeto vai ter a coordenação, além da secretaria do Meio Ambiente, da Cáritas Diocesana, que faz trabalhos com os catadores.

Atualizado em 18 de dezembro de 2009.