Lixo: Município busca experiências em Caxias

Visando buscar experiências para futura implantação em Passo Fundo, o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Alves e o diretor da secretaria, Paulo Pinheiro, estiveram esta semana em Caxias do Sul. Eles conheceram o sistema de recolhimento e tratamento de lixo naquela cidade.

Na visita, eles estiveram na Codeca, Cooperativa de Desenvolvimento de Caxias do Sul, responsável pela coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos do município, há mais de 30 anos. Clóvis Alves ressaltou a importância da parceria desta cooperativa com as cooperativas e associações de papeleiros  bem como,  também, as experiências com sistemas inovadores na parte de coleta e destinação dos resíduos sólidos urbanos.

Entre as experiências observadas, está o sistema de containers, que é executado na parte central da cidade, onde caminhões adaptados com alta tecnologia realizam a coleta e a lavagem dos mesmos, com apenas o motorista executando o processo. O secretário enfatizou que “Estas experiências vistas no município visitado, servirão de base para a elaboração de projetos futuros, que deverão ser implementados em Passo Fundo”.

Atualizado em 5 de junho de 2009.