Encontro ambiental em Brasília

Passo Fundo está presente no Seminário Nacional sobre  Pagamento de Serviços Ambientais, organizado pela secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, que acontece em Brasília. Participam o secretário municipal do Meio Ambiente, Clovis Alves e o presidente do Grupo Ecológico Guardiões da Vida, Glauco Polita, que representa o Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Eles são os únicos representantes do Rio Grande do Sul, no evento que  reúne representantes de todo o Brasil, tendo como principal enfoque, dividir experiências sobre aspectos positivos e negativos dos Estados, com relação ao pagamento por serviços ambientais, ou seja, pagar para quem preserva os recursos naturais.

Conforme o secretário Clóvis Alves, tratam-se de experiências como o caso do ICMS Ecológico, realidade hoje em 15 Estados do Brasil, inclusive o Rio Grande do Sul. Acrescentou que “no seminário, teremos a oportunidade de elaborar um texto base, com a contribuição de todos os representantes presentes, o qual irá ser apresentado ao Congresso Nacional para aprovação do projeto de lei, criando em nível federal, incentivos para a conservação ambiental” . O encontro termina nesta quarta-feira.

Atualizado em 7 de abril de 2009.