Meio Ambiente:Municípios criam rede para revolver problemas

Representantes de 41 municípios da região se reuniram ontem (03) em Passo Fundo, dentro da programação do Abril ambiental, no 1º Encontro Regional da Rede Gaúcha da Agenda 21. Juntos, eles querem resolver problemas ambientais comuns e trocar experiências positivas no sentido de um desenvolvimento sustentável, com ações ecologicamente corretas.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Clóvis Alves, a exceção de Passo Fundo os demais não tinham um fórum de discussões consolidado, por isso houve a iniciativa, junto com o Conselho do Meio Ambiente, de organizar esse encontro, desenvolvido no colégio Fagundes dos Reis. Foram repassados aos participantes cartilhas, livros e CDs, com informações ambientais e de como desenvolver ações.

A Agenda 21, conforme Alves, é uma proposta do ministério do Meio Ambiente, decidida na conferência Rio 92,  no sentido de que todos os municípios criem agendas de políticas públicas sócio-ambientais. As ações prioritárias são decididas após amplas discussões com as comunidades, explicou o secretário. Na troca de experiências relatadas ontem, foi constatado que muitos ainda têm dificuldades  em relação ao enfrentamento de questões ligadas à preservação da natureza. Por isso, explicou Clóvis Alves, se formou uma rede regional de municípios, para a troca de experiências e solução de problemas, fato que ele julgou extremamente positivo. As discussões de ontem foram organizadas pelo fórum de ações permanentes e secretaria municipal de Meio Ambiente, com apoio da Fresol.

FEIRA
Como parte, também, do Abril Ambiental, está acontecendo no ginásio do colégio Fagundes dos Reis, mais uma Fresol, Feira  Regional de Economia popular Solidária, que engloba, ainda, Mostra de Biodiversidade e Encontro de Coletivos Educadores. Produtos da agricultura familiar estão expostos e podem ser adquiridos no ginásio. A programação vai até às 18h deste domingo.
[caption id="attachment_1825" align="alignleft" width="360"]Economia solidária expõe e vende produtosFoto: ASSESSORIA DE IMPRENSA[/caption]

Atualizado em 3 de abril de 2009.