Aterro sanitário:Concluída terraplenagem para nova célula

Aterro sanitário:Concluída terraplenagem para nova célula

Através de uma parceria entre as secretarias de Obras e Meio Ambiente, foi concluída a terraplenagem da área onde será instalada mais uma célula do aterro sanitário de Passo Fundo, na localidade de São João. A licitação para a compra do equipamento está em andamento e a previsão é que até o final de abril a unidade já esteja em funcionamento, amenizando a situação atual.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Clóvis Alves, vai ser instalado no local um equipamento chamado de geomembrana, recomendado pela Fepam,  para receber o lixo que é coletado na cidade. Essa unidade vai servir apenas para lixo doméstico, por isso o secretário ressalta a importância da separação, nas próprias residências. Segundo Alves, quanto mais separado o lixo estiver, facilita o trabalho dos servidores e melhor colabora para o funcionamento da célula.

Essa célula deve ser a última do atual aterro, e terá capacidade para receber resíduos por dois anos, explica Clóvis Alves, uma vez que no futuro um outro local deve ser construído em Passo Fundo. O novo aterro terá capacidade para armazenagem durante 50 anos. A área já vem sendo buscada pela administração, para que seja licenciada pelos órgãos ambientais.

A previsão é que dentro de no máximo 20 dias a licitação para a compra da célula esteja concluída, devendo o funcionamento iniciar no final de abril, “no máximo início de maio”, revelou Clóvis Alves, depois de inspecionar o serviço de terraplenagem junto com o secretário de Obras, Gilberto Simor. 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de março de 2009.