Praça no banhado da Vergueiro inicia em 60 dias

Iniciaram nesta semana as medições da área onde se localiza o chamado “banhado da Vergueiro”. Ontem (06) foi feita a análise do solo, última ação técnica, para que depois seja aberta a licitação para a construção de uma moderna praça no local, com o cuidado de  preservar aquele importante ambiente natural da cidade.

Em visita ao local, ontem (06) o secretário municipal de Meio Ambiente, Clóvis Alves, afirmou que finalmente o antigo banhado começa a ser transformado em um espaço de lazer para a comunidade. Localizado em um quarteirão de 1 hectare e meio, entre as ruas Senador Vergueiro, Thomé Mendes, 15 de Novembro e  Homero Leite, no bairro Vergueiro, o atual banhado vai se tornar  uma praça, dotada de quadra de esportes, caminhódromo, anfiteatro, play ground, bancos, banheiros, entre outros equipamentos.

Para a realização dessa obra, estão destinados R$ 750 mil, sendo que R$ 500 mil foram doados pelo Fundo municipal do Meio Ambiente e R$ 250 mil da prefeitura, como contrapartida. Além disso, explicou Alves, a prefeitura vai destinar maquinário para a movimentação de terras.

De acordo com o secretário, a previsão é que com o término da fase técnica, em 60 dias seja iniciado o processo de licitação. A partir de então ele estima que em 90 dias a praça esteja concluída. “Ainda este ano teremos esse espaço de lazer, num ambiente natural e paisagístico”, observou o titular do Meio Ambiente municipal.

As ações para a revitalização do local não param por aí, conforme Alves. O projeto é ampliar a área, com algumas desapropriações, visando transformá-lo num amplo parque para uso de toda a população, sempre preservando o aspecto natural, que inclui nascentes de água. “Sempre preservando ao máximo o ambiente natural”, frisou Clóvis Alves, ao lembrar que essa foi uma luta constante dos moradores das proximidades e dos grupos ecológicos do município.
[caption id="attachment_1461" align="alignleft" width="360"]Análise do solo foi a última etapa técnicaFoto: CARLOS FONSECA[/caption]

Atualizado em 7 de março de 2009.