Operação especial recolhe embalagens de agrotóxico no município

Importante programação de interesse para a saúde pública e preservação ambiental, será desencadeada  na primeira quinzena  de março, com a coleta  de embalagens vazias de  agrotóxicos na  zona  rural de Passo Fundo. A mobilização desta coleta  de material de potencial poluidor tem a participação da prefeitura  municipal, pela  Secretaria do Interior,  Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Passo Fundo,  central de  recebimento de embalagens vazias  de agrotóxicos e Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas de Passo Fundo.

A  secretária Eloísa Bedin, do Interior, fez apelo à população do campo e  da lavoura para que todos se empenhem na coleta das embalagens vazias de agrotóxicos, definida como tarefa indispensável  para a  saúde pública,  sanidade dos alimentos e ambiente no campo.

A coordenadoria de agronegócios da Secretaria do Interior – SECRINT, observa  que as embalagens  vazias de agrotóxicos, deverão sofrer tríplice lavagem, com manejo dos recipientes, cuidados para não ocorrer contato que contamine as embalagens limpas. Para tanto, são exigidas algumas precauções como: as  tampas das  embalagens  deverão vir  em separado, devendo  também trazer  o bloco modelo XV – bloco produtor. Para comprovar o correto descarte  do material tóxico, será fornecido recibo do encaminhamento, que será entregue posteriormente pela Cimbalagens.

Dias da coleta

A coleta de embalagens vazias de agrotóxicos será iniciada dia 09 de março,  em Bela Vista, das 9h às 11h, no Salão Comunitário. À  tarde  do dia 9, na  sede da subprefeitura, no horário das 14h às 16h, o recolhimento será no Pulador.

Dia 10 de março, das 9h às 11h,  o posto de recolhimento será na subprefeitura de  Bom Recreio, e á tarde, no Salão Comunitário, das 14h às 16h, a  coleta  será  nas localidades de Santa Terezinha  e Bom Recreio. Dia 11 de março, das 9h às 11h,  em Santo Antão e Bom Recreio, no Salão Comunitário, e  das 14h às 16h, para moradores de Santa Gema  e Bom Recreio, no Salão Comunitário. Dia 12 de março, das 9h às 11h, em Santo Antônio  do Capinzal, a coleta será no Salão Comunitário; das 14h às 16h, em Nossa Senhora das Graças, também no Salão Comunitário. Dia 13 de março, das 9h às 11h, na localidade de São Valentin e São Roque - no Salão Comunitário, e  das 14h às 16h,  a  coleta  para a localidade de São Roque – sede, na  subprefeitura. Dia 16, das 09h às 11h, a coleta será para as  localidades de São Braz  e São Roque, no Salão Comunitário, e das 14h às 16h, a coleta s era na localidade de Sede Independência, e Burro Preto, no Salão Comunitário.

A secretária Eloísa Bedin, observa que será importante que todos os procedimentos sejam de acordo com o plano da operação, que envolve muitos cuidados na manipulação do material, como precaução em defesa da saúde e meio ambiente. Por isso, os horários de transporte do material devem ser obedecidos rigorosamente.

Contatos para esclarecimentos, pelos fones  3311-1193 e 3311-7851, com Marco A. B. Lima, na Coordenador  de Agronegócios e Fomento Agrícola, da Secretaria do Interior de Passo Fundo.

Atualizado em 19 de fevereiro de 2009.