Caminhão de coleta seletiva começa a trabalhar em Passo Fundo

Um caminhão novo, identificado e equipado para fazer a coleta seletiva em Passo Fundo começou a trabalhar nesta terça-feira. Em um ato, em frente a Prefeitura Municipal, o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Alves, recebeu oficialmente o veículo do Conselho Municipal do Meio Ambiente. Um investimento de R$ 130 mil, que vai ajudar a manter o meio ambiente e a gerar renda para os trabalhadores de cooperativas e entidades que dependem da reciclagem para viver. Estiveram presentes no ato representantes das entidades que serão beneficiadas com o material coletado, membros do conselho do Meio Ambiente e os secretários municipais de Assistência Social, Ermindo Simonetti, Educação, Vera Maria Vieira e Saúde, Alberi Grando.

A estimativa é coletar cerca de 3 toneladas de lixo reciclável por dia, que unidas a mais 1,5 tonelada já coletada pela empresa responsável pelo recolhimento do lixo na cidade, deverá abastecer as cooperativas organizadas do Lar Emiliano Lopes, Comitê da Cidadania, Projeto Transformação e Cootraempo. Com a ampliação da coleta, o secretário Alves afirma que será possível ampliar a cooperativas cadastradas.

Para incentivar a população a separar o lixo, a secretaria já prepara um campanha educativa. “Queremos contar com o apoio e a participação de escolas, igrejas, associações de bairro e a comunidade em geral para que todos entendam a importância da separação do lixo para a preservação da natureza e do meio em que vivemos”, disse Alves. A secretaria deverá distribuir ainda material informativo com os dias e locais de coleta.

O que deve ir para a coleta seletiva
Papel: Jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel- toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral.
Plástico: Copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC.
Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos e cacos.
Metal: Chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre.
*Latas e garrafas PET devem ser amassadas e os papelões dobrados. Todos devem estar limpos e secos.

O que não deve ir para a coleta seletiva
Papel: Etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe,  papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos.
Plástico: Tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliester.
Vidro: Espelho, lâmina, pirex, porcelana, cerâmica e tubos de TV
Metal: Clips, esponjas de aço e grampos.
[caption id="attachment_1563" align="alignleft" width="360"]Caminhão da Coleta Seletiva começou a trabalhar nesta terça-feira (10/02)Foto: ASSESSORIA DE IMPRENSA[/caption]

Atualizado em 10 de fevereiro de 2009.