Prefeitura programa recolhimento do lixo eletrônico

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) dará início à campanha para o recolhimento do lixo eletrônico. A secretária Janaína Oliveira Ribeiro, acredita que a deflagração do projeto vai solucionar uma grave demanda de materiais descartáveis como pilhas e baterias de celulares, que podem se tornar agentes poluidores com ameaça à saúde pública. A idéia é desenvolver campanha educativa com a formação de uma infra-estrutura capaz de reter o material recolhido, para sua correta destinação.

As ações coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Município de Passo Fundo estarão orientadas ao cumprimento de um ciclo que consiste no controle sobre o potencial poluente, sistema de coleta e destinação final do material. Os técnicos do município alertam sobre o perigo invisível das pilhas e baterias, uma vez que contêm metais pesados em sua composição, tais como o cádmio, chumbo, mercúrio, lítio, níquel e outros.

Em princípio, a coleta de material será acompanhada por uma campanha de arrecadação sob os cuidados dos técnicos ambientalistas da SMAM, que controlarão a distribuição de recipientes plásticos e manterão o material poluidor em isolamento. A coleta, num primeiro momento, será a cada 30 dias, e o produto armazenado na usina de reciclagem da Prefeitura até que se proceda o recolhimento ao destino adequado, conforme regula a lei ambiental.

Atualizado em 2 de maio de 2005.