Rio Passo Fundo tem Projeto de Manutenção

Foi lançado pelo Executivo Municipal de Passo Fundo, sexta-feira, 11, na Câmara Municipal de Vereadores, o “Projeto Permanente de Manutenção do Rio Passo Fundo”. Elaborado por biólogos, químicos e geólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), face aos apelos da população que, diariamente, denuncia o esgoto e o lixo sistematicamente lançados no rio, prejudicando o seu curso.

Conforme a secretária da SMMA, Janaína de Oliveira, cumprindo a primeira fase do projeto, será feita uma limpeza no perímetro urbano do rio; será lançado um projeto de educação ambiental nas escolas, além de um projeto de conscientização da sociedade, especialmente da população ribeirinha.

Frisa a secretária Janaína que o projeto é da administração Dipp/Corralo, e contará com o apoio das diversas Secretarias. A iniciativa privada será parceira na segunda fase do projeto, que é da preservação da mata ciliar.

O prefeito Airton Dipp (PDT), presente ao ato de lançamento, disse que o projeto de limpeza do Rio Passo Fundo é de preservação de fato.

“Nós precisamos, através da educação, iniciando pelas nossas escolas e pela conscientização da comunidade, buscarmos esta vontade que a população tem de recuperar o Rio Passo Fundo, dando este passo inicial que é muito simples.”

O prefeito adverte que somente a limpeza não recupera o Rio Passo Fundo, mas este é o passo inicial para a despertar a consciência coletiva. E, a partir daí, buscar um projeto de médio e longo prazos, de ações mais efetivas que passam pelo controle dos agentes poluidores, principalmente da zona urbana do Município.

Airton Dipp, lembrou que faltam ainda alternativas de destinação para o esgoto cloacal e esgoto industrial, cuja estação de tratamento será finalizada ainda no segundo semestre de 2005. Com a ligação dos adutores será permitido que pelo menos 20 por cento do esgoto seja tratado.

Ecologistas, ambientalistas, técnicos, secretários municipais e membro de organizações não governamentais (ONGs), e comunidade em geral estiveram presentes ao ato levando sugestões.

A mesa de trabalhos esteve formada pelo prefeito Airton Dipp, presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Mendes (PP), secretária municipal de Meio Ambiente, Janaína de Oliveira, e Sargento Simor, da 5ª Companhia Ambiental da Brigada Militar.

Prefeito Airton Dipp: “Este é um primeiro passo para começarmos a recuperar o Rio Passo Fundo”.

Atualizado em 14 de março de 2005.