Secretária do Meio Ambiente participa de evento em Lagoa Vermelha

A secretária Municipal do Meio Ambiente, Janaína de Oliveira, esteve quinta-feira, 27, na Prefeitura de Lagoa Vermelha, onde participou de evento onde foram discutidas questões voltadas ao aproveitamento dos resíduos sólidos domiciliares.

Além do grupo de trabalho, participaram, também, o prefeito municipal de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato (PDT), o secretário estadual de Meio Ambiente, Mauro Sparta (PSDB), representante da Bio Crédito Carbono, Cláudio Salgado, o responsável pela empresa Mundo Limpo, no Rio Grande do Sul, e representantes das prefeituras de Nova Bassano, Sanaduva, Vacaria, Campestre da Serra, Campo Bonito do Sul, Parai, Estação, André da Rocha e Tapejara.

O projeto visa aproveitar cem por cento dos resíduos sólidos domiciliares, os transformando em economia para as prefeituras envolvidas e contribuindo, também, para a diminuição da poluição com gases atmosféricos (metano), o que vem a preservar os lençóis freáticos (chorume).

Para que isto ocorra é necessária a instalação de uma Usina em Lagoa Vermelha, e que atinja a marca de 220 toneladas/dia de lixo, para que a empresa funcione sem ônus.

Conforme o projeto, parte do problema ambiental seria resolvido apenas com o término dos aterros sanitários, fator que polui agressivamente o meio ambiente. Os municípios do consórcio apenas pagariam o valor de R$ 50 cada tonelada de lixo entregue.

O mesmo projeto foi instalado em Niterói (RJ), há dois anos, financiado pelo IBAMA e pelo Ministério do Meio Ambiente.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente apóia o projeto, pois com o reaproveitamento do lixo se pode fazer tijolos populares, tarugos para a produção de energia e material agregador de asfalto.

Atualizado em 27 de janeiro de 2005.