Mais um espaço Viva a Praça

Prefeitura entrega mais um espaço pelo programa Viva a Praça, no Bairro Hípica

A Prefeitura de Passo Fundo revitalizou mais um espaço pelo programa Viva a Praça, Agora, a praça do Bairro Hípica conta com área de lazer, playground infantil, iluminação, internet wi-fi gratuita e videomonitoramento, que poderão ser utilizados por toda a comunidade.

A entrega foi feita pelo prefeito, Pedro Almeida, na manhã desta quarta-feira (1). Ele considerou que o programa foi criado para qualificar os bairros, possibilitando a ocupação pelos moradores. “Quando a cidade fica melhor, a vida das pessoas também fica. Por isso, trabalhamos para que as famílias possam usufruir de locais seguros, limpos e estruturados. Essa é a segunda praça que recebeu a iniciativa e, em breve, outras oito, em diversos pontos da cidade, também receberão”, afirmou.

Moradores das proximidades e alunos e professores das escolas de Educação Infantil Sonho Encantado e de Ensino Fundamental Daniel Dipp acompanharam a apresentação. Em seguida, utilizaram os novos equipamentos.

A diretora da escola Daniel Dipp, Ana Delise Cassol, enfatizou a importância do espaço para o desenvolvimento das crianças. “O Viva a Praça é um programa que beneficia toda a comunidade, criando espaços bonitos, acolhedores, coloridos. Nós agradecemos o cuidado com a praça e com o Bairro Hípica. Essa praça vai ajudar no crescimento das nossas crianças”, disse.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Gio Krug destacou que a revitalização das praças traz melhorias diretas para o dia a dia dos moradores. “Também quero agradecer a atenção especial da Prefeitura aos bairros. As praças proporcionam momentos agradáveis e de descontração para crianças e suas famílias”, pontuou.

O vice-prefeito, João Pedro Nunes, reforçou a importância da comunidade ajudar a cuidar dos espaços públicos. “O Viva a Praça ajuda na construção da cidadania. As comunidades devem utilizar os espaços e ajudar a cuidar do que é de todos”, ressaltou.

Ações pensadas para os moradores

Entre as principais novidades implementadas a partir do Viva a Praça, está a internet pública, que possibilita a conexão para os moradores do entorno. Ainda, as câmeras de videomonitoramento, com espelhamento das imagens na Secretaria de Segurança e na Brigada Militar.

Até o fim do ano, também será inaugurada pelo programa a praça do Loteamento Copacabana, ao lado da EMEI Maria Elizabetth. Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, a pasta realizou o mapeamento dos locais, priorizando os espaços públicos próximos de escolas e dos núcleos dos bairros para facilitar a utilização por parte da comunidade. “A ideia é que moradores de bairros afastados do centro possam ter momentos de lazer e convivência sem precisar de grandes deslocamentos”, pontuou.

A revitalização dos três primeiros espaços tem a parceria da RazaoInfo Internet, que disponibilizou os serviços de internet, e da Clínica Recuperar, da AM Incorporações e da BRA Construtora, que adquiriram e instalaram, por meio de medida compensatória, os bancos e os playgrounds.

Fotos: Michel Sanderi

Atualizado em 1 de dezembro de 2021.