Obras no complexo Fredolino Chimango atingem 20%

Estimativa da Prefeitura é de que o local seja entregue à comunidade no primeiro trimestre de 2023. Prefeito Pedro Almeida conferiu o andamento dos trabalhos durante visita nesta quarta-feira (19)

Com perspectiva de serem entregues no primeiro trimestre de 2023, as obras de revitalização e modernização do Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango atingiram, nesta semana, os 20% de efetivação, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Planejamento. O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, esteve no local na manhã desta quarta-feira (19), para conferir o andamento dos trabalhos e acompanhar a execução do projeto. “A comunidade está ansiosa para retomar as atividades neste local e nós seguimos trabalhando com muito empenho para garantir a conclusão dentro do cronograma estabelecido”, destacou Pedro.

De acordo com o prefeito, além da substituição de todo o sistema de iluminação pública que vai permitir a utilização das áreas de esporte e lazer durante a noite, o novo Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango será o primeiro espaço público de Passo Fundo a receber uma quadra de futebol sete com grama sintética. “É um avanço na política pública de valorização não apenas do esporte, mas dos equipamentos públicos que estarão à disposição das pessoas. Aqui também serão instalados novos brinquedos para as crianças com piso monolítico, que é mais seguro para o desenvolvimento de atividades recreativas”, disse.

Conforme o gestor municipal, as obras estão sendo realizadas com recursos da Prefeitura e verbas dos governos do Estado, por meio do programa Avançar no Esporte RS, e da União, por meio do Ministério da Cidadania, totalizando cerca de R$ 3,4 milhões. Nesta etapa das obras ainda estão sendo estruturadas a quadra poliesportiva, quadra de areia, área multifuncional para convivência, revitalização da pista de caminhada e a arborização. “Atendendo também a um pedido da comunidade, incluímos no projeto original um Espaço PET”, defendeu Pedro.

Durante a manhã desta quarta-feira (19), a secretária Estadual de Esportes, Letícia Boll Vargas, também pode conferir a execução do projeto integral das obras no Centro de Esporte e Lazer. “Esse é um espaço central para os passo-fundenses, que vão receber um importante equipamento público de promoção do esporte, do lazer e da saúde pública”, comentou Letícia, falando sobre a parceria do Governo do Estado com o Município dentro do programa Avançar no Esporte RS. “Ficamos muito satisfeitos quando conferimos a aplicação correta dos recursos e o quanto essas ações melhoram a vida das pessoas em seus municípios”.

A visita do prefeito Pedro e da secretária Estadual de Esportes às obras no Fredolino Chimango também foi acompanhada pelo ex-prefeito, Luciano Azevedo; e pelos secretários municipais de Planejamento, Giezi Schneider; de Inovação e Captação de Recursos, Henrique Fonseca; e de Esportes, Gilberto Bellaver; e pela arquiteta responsável pelo projeto, Larissa Rezende.

Fotos: Michel Sanderi