Prefeitura reforça como ocorrem as etapas de revitalização do Parque Linear da Avenida Brasil

As obras estão acontecendo desde fevereiro deste ano e abrangerão um total de 10 canteiros, entre o Centro e o Bairro Boqueirão, com inúmeras possibilidades de ocupação pela comunidade

A revitalização do Parque Linear da Avenida Brasil teve início em fevereiro deste ano. A fim de ampliar o conhecimento sobre as obras, a Prefeitura segue realizando um trabalho de apresentação do projeto com o objetivo de esclarecer também as etapas e intervenções necessárias.

Nesta semana, o projeto foi apresentado pela Secretaria de Planejamento (SEPLAN) ao Ministério Público. “Nosso intuito é que a comunidade saiba qual é a proposta para o Parque Linear da Avenida Brasil e como ele ficará. Além disso, que compreenda como será o andamento das obras”, afirma o secretário da pasta, Giezi Schneider.

O Parque Linear da Avenida Brasil tem uma perspectiva temática, em que cada canteiro terá características e funcionalidades específicas. As obras envolvem 10 canteiros, iniciando na Rua Capitão Araújo, no Centro, e se estendendo até a Rua Livramento, no Boqueirão.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto preserva a maneira como a população já utiliza os canteiros, adicionando novas possibilidades, como explica Giezi. “O projeto contempla a construção de canteiros por temática, a fim de respeitar os usos e ocupações atuais. Queremos criar espaços ainda mais democráticos e acessíveis a toda população, para diferentes interesses e que nos ajudem a preservar a cidade”, pontua,

A execução foi dividida em três etapas, cada uma com duração de cinco meses: a primeira, que já está acontecendo, abrangerá os canteiros 1, 2 e 3; a segunda, com previsão para iniciar entre os meses de julho e agosto, será nos canteiros 4, 5 e 6. Já a terceira, que deverá começar em janeiro do ano que vem, será nos canteiros 7, 8, 9 e 10.

Entre outras intervenções previstas e que vão se perpetuar em todos os canteiros, estão: a separação da ciclovia e do caminhódromo para proporcionar mais segurança aos usuários; a instalação de novos equipamentos e mobiliários; a revitalização dos passeios e meios-fios; iluminação; internet Wi-Fi.

O promotor de Justiça Paulo Cirne avaliou os impactos da revitalização no dia a dia das pessoas. “O projeto representa uma nova área de lazer para a cidade, transformando o que eram apenas canteiros em diversas áreas que, somadas, formam o parque”, disse.

Árvores

Ao falar sobre o projeto, o secretário de Planejamento destacou que um dos principais pontos é o aumento da arborização em cerca de 25% com a manutenção da maioria das árvores e a substituição de outras. “Esse é um ponto importante: são removidas somente algumas árvores de ligustro, que não são nativas e, mesmo assim, em caso de extrema necessidade. Algumas delas, inclusive, estão secas. Na sequência, faremos o plantio de novas árvores, conversando com o projeto”, salientou.

Conforme o promotor, a remoção das árvores mencionadas e posterior substituição são medidas já elucidadas. “Para essa transformação, houve a remoção de algumas árvores, sendo que foi esclarecida pela Procuradoria Geral do Município e pela Seplan a motivação dessa supressão. Foi demonstrado que as árvores retiradas serão repostas”, pontuou.