Prefeitura e SEBRAE RS apresentam dados da primeira etapa do Radar do Turismo

Diagnóstico sobre as potencialidades e os desafios para a expansão do turismo local foi construído a partir de questionários aplicados em diferentes segmentos turísticos de Passo Fundo

Fomentar o potencial do turismo em Passo Fundo, incentivando os diferentes segmentos locais a promover ações direcionadas ao fortalecimento deste setor como um dos eixos da economia, está entre os objetivos do Radar do Turismo, uma parceria entre a Prefeitura e o SEBRAE RS construída para a formatação e a prospecção de projetos e iniciativas que estimulem ações de desenvolvimento. Nesta segunda-feira (31), um diagnóstico sobre o atual cenário e as potencialidades possíveis de serem exploradas foi discutido pelo prefeito, Pedro Almeida; pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; e por técnicos e pesquisadoras do SEBRAE RS.

O Radar do Turismo, explicou o prefeito, é a materialização de um projeto que estrutura e organiza as diferentes ações de turismo que já ocorrem em Passo Fundo, além de ampliar as perspectivas para a promoção de novas propostas com o objetivo de atrair empreendimentos, novos investimentos e público visitante para o município. “Firmamos uma parceria com o SEBRAE RS na qual o Radar do Turismo é um dos produtos adquiridos pelo Município com a intenção de mapear quais projetos estão sendo realizados hoje e de que maneira o Poder Público pode incentivar e fomentar avanços. É um estudo que leva em consideração diversos contextos para apresentar caminhos possíveis de serem construídos”, avaliou Pedro.

Conforme o prefeito, o diagnóstico apresentado pela pesquisadora do Instituto de Pesquisa de Mercado/Unisinos, Francielle Daudt; foi construído a partir da aplicação de questionários em que diversos itens foram analisados. “Esse material permitiu localizar a importância do turismo na economia local, situar as atividades e as ações que estão em andamento e também apontar caminhos para novos projetos, destacando em quais segmentos podemos avançar e de que forma a Prefeitura pode ser uma indutora deste avanço”, resumiu Pedro.

Anunciada pelo prefeito Pedro durante as comemorações alusivas ao aniversário de 165 anos de Passo Fundo, em agosto, a parceria com o SEBRAE RS prevê ainda a construção do Plano Municipal de Turismo e o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo. “Dentre as ações previstas estão a elaboração de um projeto para o reposicionamento e o desenvolvimento do turismo no Complexo da Roselândia, que é uma região com grande potencial para atrair novos empreendimentos”, destacou o chefe do Executivo.

Análise do potencial turístico local
Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Evandro Meireles; de empresários e lideranças das entidades representativas de classe, e da comunidade em geral, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), explicou que o documento entregue pelo SEBRAE RS ao município, nesta segunda-feira (31), refere-se à Fase 1 do Radar do Turismo. “Nesta etapa, a entidade e o IPM/Unisinos aplicaram questionários para analisar diversos aspectos do turismo em Passo Fundo. Esses dados foram analisados, compilados e apresentados à comunidade como uma ferramenta importante para a definição de prioridades de investimentos e de atuação do Poder Público e do setor privado”, argumentou Oliveira.

O secretário de Desenvolvimento reiterou ainda que o Radar do Turismo é um instrumento fundamental para a inclusão de Passo Fundo em políticas públicas que permitam o repasse de recursos governamentais, sobretudo, do Ministério do Turismo. Para a diretora do SEBRAE RS, Silvana Conterato Berguemmaier, a parceria entre a instituição e o Município é importante para mostrar as potencialidades turísticas que podem ser exploradas para fomentar o desenvolvimento do setor e que a entrega dos dados desta primeira etapa já demonstram cenários de investimentos que podem ser explorados pela Administração Municipal.

Após a apresentação do diagnóstico, um debate sobre políticas públicas de incentivo ao turismo marcou a construção do Plano Municipal de Turismo.