Prefeito Pedro Almeida anuncia obras na Avenida Scarpellini Ghezzi

Projeto contempla nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em led e ciclovia entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua João Biazus, em uma extensão de dois quilômetros

Após anunciar a revitalização da Avenida Presidente Vargas, o prefeito Pedro Almeida noticiou, nesta quarta-feira (3), mais uma obra que vai melhorar a mobilidade urbana entre os bairros Lucas Araújo e São Cristóvão. A Avenida Scarpellini Ghezzi receberá intervenções em dois quilômetros, respeitando as características ambientais da região.

Para o prefeito, a qualificação da infraestrutura da via é necessária para o dia a dia da cidade, uma vez que ela complementa o anel viário, mas é preciso considerar a riqueza ambiental do local. “No Bosque Lucas Araújo, existem árvores com mais de 300 anos. A obra acontecerá com um olhar para esse espaço como um patrimônio da cidade a fim de que ele seja ainda mais valorizado”, disse.

O projeto se estende da Avenida Presidente Vargas à Rua João Biazus e contempla nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em led e ciclovia. A elaboração contou com o envolvimento das secretarias de Obras, Planejamento, Segurança e Meio Ambiente.

Conforme o secretário de Obras, Rubens Astolfi, uma das principais características será a pavimentação com blocos intertravados em 500 metros da via, entre as ruas da Sé e Daltro Filho. “Queremos garantir a preservação das características da região. Por ser uma área ambiental, buscamos uma pavimentação que faça a melhor drenagem da água da chuva e promova uma velocidade de trânsito reduzida”, destacou.

Além disso, a ciclovia de dois quilômetros da Avenida Scarpelli Ghezzi será ligada à da Avenida Presidente Vargas, que está incluída no projeto para a via e terá cinco quilômetros. “Será mais uma opção de modal de transporte e lazer para o bairro, inteiramente dentro do canteiro central para garantir a segurança dos usuários. A ciclovia, certamente, trará uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores”, mencionou Astolfi.

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Colussi, avalia a importância da participação coletiva para que as obras qualifiquem a infraestrutura observando as peculiaridades dos espaços. “Essa obra mostra o comprometimento da administração com a cidade e, acima de tudo, a consciência ambiental. A Prefeitura efetuará mais uma importante obra para o trânsito sem agredir o meio ambiente”, pontuou.

Presidente da Associação de Moradores do Bosque Lucas Araújo, Luís Fernando da Câmara, que mora no local há 20 anos, enfatizou a preocupação do poder público com o bairro. “Isso demonstra o quanto é importante trazer a gestão pública para o bairro que é um patrimônio da comunidade de Passo Fundo”, afirmou.

A licitação será realizada neste segundo semestre de 2022. A previsão de conclusão da obra é de 12 meses.