Prefeitura e RGE anunciam a implementação de usina solar fotovoltaica em Passo Fundo

A usina, que deverá ser implementada até agosto de 2023, fornecerá energia fotovoltaica capaz de compensar 100% do consumo de energia do Hospital Municipal e sete unidades de saúde

A Prefeitura e a RGE anunciaram, nesta quarta-feira (19), a implementação de uma usina de solo compartilhada em Passo Fundo, que atenderá o Hospital Municipal e sete unidades de saúde. Com o propósito de inovar por meio da energia limpa, preservação do meio ambiente e economia, a usina deverá gerar energia suficiente para compensar 100% do consumo de eletricidade destes locais.

O prefeito, Pedro Almeida, considerou os impactos da usina para a cidade e a população, enfatizando que o projeto será referência para outros municípios. “O Município está atento às metas ESG, como a eficiência energética, e está em um movimento que busca minimizar os impactos ambientais e proporcionar economia. A usina é mais uma boa notícia para todos, porque esses recursos que economizaremos poderão voltar como investimentos para esses espaços de saúde, qualificando os atendimentos”, afirmou.

O projeto da usina foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e será o primeiro da RGE centralizado no Programa de Eficiência Energética. A implementação acontecerá em parceria com a DSA Engenharia no Bairro Donária, escolhido estrategicamente pela localização e proximidade com uma das unidades de saúde contempladas, em um terreno cedido pelo Município para a utilização. O início do funcionamento é previsto para agosto de 2023.

Serão contempladas, além do Hospital Municipal, as seguintes unidades de saúde: Cais São Cristóvão, UBS Zachia, UBS Donária, UBS Planaltina, UBS Vila Nova, Cais Boqueirão e Cais Hípica. Todas os locais terão 100% do seu consumo de energia compensado pela usina, o que resultará, ainda, em redução drástica nos valores dos custos com energia, na ordem de 70% para a instituição hospitalar e acima de 80% para as unidades. A empresa estima, ainda, que a diminuição da conta para o município chegue a R$ 1,33 milhão ao ano em função dos novos sistemas de iluminação e instalação da geração fotovoltaica. Isso se deve a 3.175 MWh/ano de energia economizada e uma redução na demanda de ponta de 145 kW.

A consultora de Negócios Planalto da RGE, Eliana Bortolon, intermediou a apresentação do escopo do projeto. “Será uma referência de sistema e centralizará uma geração de energia que vai beneficiar esses consumidores. É um ganho muito significativo em termos de consumo de energia, economia financeira e avanço de novas tecnologias. A usina de geração de energia opera de maneira totalmente automatizada e produz energia de qualidade”, pontuou.

Atualmente, com o suporte da RGE, três unidades de saúde já contam com usinas solares. Os Cais Petrópolis e Vila Luíza e a UBS Operária foram os primeiros locais considerando os maiores volumes de consumo de energia.

Para o prefeito, a parceria estratégica entre a Prefeitura e a RGE reitera o compromisso com o futuro da cidade. “E, sem dúvidas, a usina de solo será mais uma grande ação. Além de ser a primeira da RGE na região, vai impactar na saúde do Município. É muito importante termos o Hospital Municipal, que passa pela maior obra de sua história, incluído. Inauguramos, neste ano, a nova emergência e, em breve, entregaremos no local o Hospital Dia da Criança. Com a economia em energia, será possível remanejar recursos para outros setores da unidade”, declarou.

Mais investimentos

Por meio do Programa de Eficiência Energética, a RGE, até o fim de 2023, somará um investimento de R$ 12,5 milhões na instalação de usinas de energia solar e na substituição de lâmpadas comuns por LED, entre outras intervenções de eficiência energética. Além das instituições do Município, foram beneficiados em Passo Fundo os hospitais São Vicente de Paulo e de Clínicas de Passo Fundo e o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes.

Ainda, a distribuidora já realizou e entregou para a Prefeitura Municipal de Passo Fundo a substituição de 3 mil lâmpadas em 22 prédios públicos municipais, incluindo unidades de saúde e escolas, doou um freezer científico para armazenamento de vacinas e finalizou as obras de regularização do fornecimento de energia elétrica para 150 clientes através da instalação de entradas de energia dentro dos padrões técnicos e de segurança sem nenhum custo para os moradores.

Foto: Michel Sanderi