Prefeitura propõe a criação da Secretaria de Inovação

Em Projeto de Lei Complementar encaminhado à Câmara, o Município institui a Secretaria de Inovação, uma estrutura enxuta e ágil que vai tratar das iniciativas do setor com foco no desenvolvimento de Passo Fundo

A Prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores, nessa quarta-feira (30), um Projeto de Lei Complementar que cria a Secretaria de Inovação. A mudança na estrutura administrativa com uma pasta enxuta e ágil tem como objetivos fomentar o setor e impulsionar o desenvolvimento de Passo Fundo.

De acordo com o prefeito, Pedro Almeida, a Secretaria de Inovação é resultado de um amplo diálogo com diferentes atores envolvidos no ecossistema da inovação. “O debate iniciou, oficialmente, durante a Semana de Desenvolvimento Econômico, promovida pela Prefeitura em junho com o objetivo de valorizar o potencial econômico de Passo Fundo. Naquele momento, reunimos em um mesmo espaço as universidades e instituições de ensino, o setor empresarial, a sociedade civil organizada e representantes do setor público, apresentando a proposta da Prefeitura com vistas à potencialização das iniciativas de fomento à inovação. Desde então, avançamos no diagnóstico e em propostas para o setor”, recorda o prefeito.

No primeiro encontro, ocorrido em junho, a Prefeitura e a Aliança Empresarial definiram um trabalhado em cooperação para a produção de um planejamento que possibilitasse a identificação dos desafios, das perspectivas e dos caminhos para tornar Passo Fundo uma referência em inovação. O diagnóstico e a elaboração de um plano de ação foram conduzidos pelo consultor Paulo Ardenghi com o apoio da Aliança Empresarial e apresentados em agosto.

Uma das primeiras iniciativas tomadas pela Prefeitura após a entrega do plano foi a elaboração de uma lei municipal de inovação, já sancionada e que está direcionando outros passos importantes, como a criação do Fundo e do Conselho Municipal de Inovação. Em paralelo, o Município busca a criação da secretaria específica, que executará tudo o que for regulamentado.

Para Ardenghi, os avanços buscados por Passo Fundo na inovação são substanciais para responder aos desafios contemporâneos e do futuro. “Tecnologia, dados, sustentabilidade, transformação digital: todos esses serão desafios fundamentais para as cidades. É imprescindível que as cidades estejam atentas e coloquem a inovação na primeira página da agenda e ter uma estrutura que pense em políticas públicas de fomento ao empreendedorismo inovador e de modernização da administração é necessário para este processo. Passo Fundo está entrando em um ciclo muito importante, aprovando um ambiente regulatório favorável e uma estrutura enxuta e ágil para gerir políticas públicas de alto impacto”, considerou.

Impactos da Secretaria de Inovação

A Secretaria de Inovação será responsável por planejar e colocar em prática as políticas públicas do setor. Entre as principais atribuições, está envolver poder público, entidades e empresas para a construção de projetos e o fortalecimento do sistema de inovação.

Além disso, conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, que está acompanhando todo o andamento da proposta juntamente com um grupo de secretários designados pelo prefeito, trará resultados para o futuro da cidade e a vida das pessoas. “É um estímulo para o surgimento de novos negócios baseados em inovação, as chamadas startups. Além disso, uma governança que trabalha em conjunto com as empresas e entidades tornará a cidade mais atrativa para que se instalem aqui empresas inovadoras e de base tecnológica e, ainda, criará mais oportunidades de trabalho, sobretudo, para os jovens que têm formação e, muitas vezes, não encontram espaço”, salientou.

A participação efetiva da Prefeitura no Sistema Municipal de Inovação e, agora, com uma secretaria específica, de acordo com o secretário, é fator preponderante para a consolidação de iniciativas. “Os melhores exemplos de ecossistemas de inovação que vemos ao redor do mundo demonstram que o poder público deve ser presente e ativo, seja por meio de apoio institucional, legislação adequada, aporte de recursos, implementação de projetos ou apoio na governança”, destaca, complementando que este é “um grande passo para que o Executivo cumpra o seu papel e estimule cada vez mais pessoas e organizações a se engajarem nessas ações, capazes de promoverem um novo ciclo de desenvolvimento para Passo Fundo”.