Prefeitura instala mais seis academias ao ar livre no interior

Agora, todos os distritos do interior contam com os equipamentos públicos, que levam possibilidades de prática de exercícios físicos e lazer às comunidades

Qualificar o interior de Passo Fundo com novos equipamentos públicos é uma das metas da Prefeitura. Pensando nisso, agora, todos os distritos contam com academia ao ar livre. Seis novos espaços foram concluídos nos últimos dias, viabilizando possibilidades de prática de atividades físicas e lazer às comunidades.

O prefeito, Pedro Almeida, enfatiza que, além de serem utilizados para exercícios físicos, os equipamentos ampliarão a ocupação das áreas públicas. “Queremos que a população conte com infraestrutura para viver a cidade. Assim foi com a entrega de 13 espaços Viva a Praça nos bairros e será com as seis novas academias ao ar livre no interior”, disse.

As novas academias ao ar livre foram instaladas em Pulador, Capinzal, Santo Antão, Nossa Senhora das Graças, Sede Independência e São Roque. Conforme o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, os equipamentos proporcionam mais saúde e qualidade de vida para as comunidades. “São ambientes propícios para que as pessoas pratiquem atividades físicas, permaneçam, convivam, se apropriem e tenham prazer de estar em um local que é de todos”, pontuou.

A aquisição dos equipamentos foi fruto de uma emenda conquistada pela vereadora Eva Valéria Lorenzato junto ao deputado federal Elvino Bohn Gass. De acordo com ela, a implantação das academias ao ar livre é um projeto que vai ao encontro das demandas das comunidades, especialmente, das mulheres do meio rural por mais saúde e lazer. “Ainda no início do nosso mandato, fomos procuradas por agricultoras que relataram a dificuldade para manter uma rotina de exercícios físicos, uma vez que, para isso acontecer, precisavam se deslocar para o meio urbano. Desde então, passamos a articular essa iniciativa, que teve o apoio do deputado federal Elvino Bohn Gass, proponente do recurso, e também da Prefeitura, que acolheu nossa proposta e foi parceira para a efetivação”, afirmou.

Passo Fundo em Movimento

Hoje, Passo Fundo já conta com cerca de 20 academias ao ar livre, na área urbana e no interior. A fim de valorizar ainda mais estes espaços, a Prefeitura implementou, em 2021, o programa Passo Fundo em Movimento, que leva instrutores físicos para auxiliar as pessoas na utilização dos equipamentos e na prática de exercícios guiados.

O secretário de Esportes, Gilberto Bellaver, pontua que cinco bairros já receberam o programa e, com o novo chamamento público que está em efetivação, oito comunidades terão a presença dos instrutores físicos dentro de um cronograma semanal. Futuramente, a ação poderá ser levada também para o interior. “Nesta segunda chamada, daremos prioridade a algumas academias da cidade. Nas próximas, as novas academias poderão ser contempladas”, declarou.